Pernambuco, 14 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula comparece ao velório de Pepe Mujica, no Uruguai

O petista recebeu a notícia da morte do ex-presidente uruguaio ainda na China e, em nota, exaltou a trajetória do amigo.

Ricardo Lélis

15 de maio de 2025 às 16:10   - Atualizado às 16:10

Lula no funeral de Pepe Mujica no Uruguai

Lula no funeral de Pepe Mujica no Uruguai Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta quinta-feira, 15 de maio, do velório do ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica, em Montevidéu.

Lula estava em viagem oficial à China, chegou a Brasília nesta madrugada e, ainda nesta manhã, embarcou para a capital uruguaia.

Lula recebeu a notícia da morte de Mujica ainda na China e, em nota, exaltou a trajetória do amigo. 

“Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas. E de que a coragem e a força podem vir acompanhadas da humildade e do desapego", escreveu. 

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, então, decretou luto oficial de três dias.

Veja Também

O ex-guerrilheiro e ícone da esquerda latino-americana morreu na terça-feira (13), aos 89 anos de idade. Ele tinha um diagnóstico de câncer de esôfago. O velório começou na quarta-feira (14), no Palácio Legislativo, e o funeral está previsto para esta tarde.

O último encontro de Lula com Mujica ocorreu no fim do ano passado, na chácara onde vivia o ex-presidente, nos arredores de Montevidéu.

Na ocasião, Lula condecorou Mujica com a Ordem do Cruzeiro do Sul, a maior honraria concedida pelo Estado brasileiro a cidadãos estrangeiros.

O presidente retorna a Brasília ainda nesta quinta-feira.

Agência Brasil

Histórico de Pepe Mujica

Nascido em 1935 em uma família de origem humilde, nos arredores de Montevidéu, Mujica entrou para política ao fundar o Movimento de Libertação Nacional Tupamaros, grupo guerrilheiro urbano que operou nos anos 1960 e 1970 e enfrentou a ditadura civil-militar no Uruguai (1973-1985).

Sua atividade no Tupamaro lhe custou cerca de 14 anos de prisão, tendo sido preso quatro vezes, ferido por seis tiros e escapado da prisão em duas ocasiões. A história da prisão de Mujica, torturado e jogado na solitária por longos anos, foi contada pelo longa-metragem Uma Noite de 12 Anos, dirigido pelo uruguaio Álvaro Brechner.

Em entrevista ao jornalista brasileiro Emir Sader, Mujica revelou que, para suportar a solitária, teve que se relacionar com animais.

“Se você pegar uma formiga e colocá-la perto do ouvido, vai ouvi-la gritar. Isso eu aprendi no calabouço. [Também] guardava umas migalhas de pão porque havia uma ratazana que aparecia sempre lá”, contou.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:18, 14 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Escala 6x1 e bet.
Posição

Quaest: 64% dos eleitores aprovam fim das bets e 61% são a favor do fim da escala 6x1

O instituto entrevistou 2.154 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 10 e 13 de outubro.

Agência dos Correios.
Iniciativa

Correios disponibilizam coleta para descarte de eletroeletrônicos em mais de seis mil agências

De acordo com o último Monitor Global de Resíduos Eletrônicos, elaborado pela ONU em 2024, o Brasil é o terceiro maior gerador de resíduos eletrônicos na América do Sul e gera 2,4 milhões de toneladas ao ano.

ANS aprova e planos de saúde terão reajuste de 5,11%
Levantamento

Pesquisa da ANS mostra que apenas 25% dos brasileiros possuem plano de saúde

Os números mostram que o acesso à assistência médica privada segue fortemente atrelado ao emprego formal.

mais notícias

+

Newsletter