Pernambuco, 03 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Líder do PL critica possível indicação de pernambucano para o STF: 'Esquerdista evangélico'

Jorge Messias é membro da Igreja Batista e atualmente ocupa o cargo de advogado-geral da União, na Advocacia-Geral da União (AGU).

Ricardo Lélis

14 de outubro de 2025 às 17:24   - Atualizado às 17:24

Jorge Messias e Sóstenes Cavalcante.

Jorge Messias e Sóstenes Cavalcante. Fotos: José Cruz/Agência Brasil e Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

O líder do Partido Liberal (PL) na Câmara e deputado federal Sóstenes Cavalcante, se manifestou contra a possível indicação de Jorge Messias para a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF)

Aos 67 anos, o ministro Barroso deixou o Supremo por aposentadoria antecipada. Ele ainda poderia permanecer na Corte até os 75 anos, idade-limite prevista pela Constituição.

Sóstenes argumentou que os evangélicos de esquerda representam uma parcela muito pequena da população evangélica.

"Evangélico de esquerda representa 5% dos evangélicos. Caso Lula o indique, estará escolhendo um esquerdista evangélico. Evangélicos esquerdistas não chegam a 5% do total", disse.

Jorge Messias é membro da Igreja Batista e atualmente ocupa o cargo de advogado-geral da União, na Advocacia-Geral da União (AGU). Ele foi escolhido para integrar o primeiro escalão do terceiro mandato do presidente Lula em dezembro de 2022, às vésperas da posse.

Veja Também

Além de Sóstenes, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) também criticou a possível indicação de Messias ao STF.

"Ele não está sendo indicado por ser evangélico, mas por ser um jurista de esquerda, membro do grupo Prerrogativas e homem de confiança do presidente Lula. Ele é desconhecido do segmento evangélico", afirmou.

Está será a terceira vez que o presidente Lula realiza uma indicação para o STF desde 2023. Anteriormente já haviam sido indicados e aprovados pelo Senado o atual ministro Cristiano Zanin e Flávio Dino.

Além de Jorge Messias, outros nomes cotados para a vaga no STF incluem Bruno Dantas, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), e Vinícius de Carvalho, ministro da Controladoria-Geral da União (CGU). Contudo, entidades da sociedade civil têm cobrado do presidente Lula a indicação de uma mulher para a Corte.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:59, 03 Abr

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Júlio Lóssio Filho e Raquel Lyra.
Explicação

Júlio Lóssio Filho reafirma apoio a Raquel Lyra, mas descarta voto em Miguel Coelho para o Senado

A liderança política de Petrolina negou qualquer articulação para apoiar o prefeito do Recife, João Campos, que vai disputar o Governo de Pernambuco.

Raquel Lyra entrega requalificação do Hospital Regional do Agreste.
Saúde

Raquel Lyra entrega requalificação do Hospital Regional do Agreste, em Caruaru

A intervenção contemplou a sala vermelha, a área da emergência, a UTI e outros espaços que fazem parte do fluxo diário de atendimento aos pacientes.

Túlio Gadêlha se filia ao PSD da governadora Raquel Lyra na cidade de Caruaru.
Chegada

Túlio Gadêlha se filia ao PSD da governadora Raquel Lyra na cidade de Caruaru

"Vou ser eleito senador e serei senador do presidente Lula. E tenham certeza de uma coisa, o presidente tem muito orgulho do trabalho que a governadora Raquel Lyra vem fazendo", disse o deputado.

mais notícias

+

Newsletter