Pernambuco, 18 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lewandowski diz que fuga de prisão foi uma 'série de coincidências'

15 de fevereiro de 2024 às 18:49

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse nesta quinta-feira, 15, que a fuga de dois presos da penitenciária federal de Mossoró (RN) "é grave" e "não pode ser minimizada", mas ponderou que ela foi um episódio "localizado e fortuito" e ocorreu em razão de uma "série de coincidências negativas".

O ministro levantou algumas hipóteses para explicar a fuga, como a realização de uma obra no presídio e falhas na construção do local.

Lewandowski disse não imaginar que a fuga tenha sido orquestrada de fora.

De acordo com ele, os fugitivos são "soldados do crime organizado" e não estão no topo da hierarquia da criminalidade.

Ele ainda negou a possibilidade de ingerência e disse que "política não ingressa nos presídios federais, no que diz respeito a questões técnicas".

O ministro informou que há cerca de 300 agentes mobilizados na recaptura dos fugitivos, além de recursos como drones.

De acordo com ele, as investigações estimam que os presidiários estão em um perímetro de 15 quilômetros de Mossoró.

Estadão Conteúdo

Lewandowski mantém secretário que recebeu mulher de traficante

O novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, decidiu manter no posto uma das autoridades da gestão de Flávio Dino que se reuniu com a mulher de um dos principais traficantes do Comando Vermelho no Amazonas.

Ex-deputado federal pelo PSB de Goiás, Elias Vaz seguirá como Secretário Nacional de Assuntos Legislativos do MJ, posto responsável pela articulação da pasta com o Congresso Nacional.

Ao mesmo tempo, a nova gestão substituiu o antigo titular da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Rafael Velasco Brandani, que também se encontrou com Luciane Barbosa Farias.

O caso foi revelado pelo Estadão. Casada com o traficante Clemilson dos Santos Farias, o “Tio Patinhas”, Luciane Barbosa Farias esteve no Ministério da Justiça pela primeira vez em 19 de março de 2023, quando encontrou-se com Elias Vaz.

Pouco depois, no dia 02 de maio, ela voltou ao MJ e se reuniu com Rafael Velasco Brandani e com outras duas autoridades do MJ: Paula Cristina da Silva Godoy, então titular da Ouvidoria Nacional de Serviços Penais (Onasp); e Sandro Abel Sousa Barradas, que era diretor de Inteligência Penitenciária da Senappen.

O Ministério da Justiça ainda não divulgou se Paula Cristina e Barradas serão mantidos na nova gestão de Lewandowski.

No discurso de posse como ministro, nesta quinta-feira, 1º, Lewandowski fez menção à infiltração do crime organizado no poder público.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:49, 18 Jul

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Bolsonaro em entrevista.
Declaração

Bolsonaro diz que recebeu convite para almoçar com embaixadores: 'Não vou mais'

A declaração foi dada após o ex-presidente instalar a tornozeleira eletrônica, cumprindo a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Deputado Federal Nikolas Ferreira.
Fala

Nikolas Ferreira critica medidas contra Bolsonaro e ironiza: "Venezuela está com inveja"

Em publicação feita em seu perfil na rede social X (antigo Twitter), Nikolas adotou um tom irônico ao falar sobre decisão do STF.

STF   Alexandre de Moraes
Justiça

Crusoé aponta falhas na decisão de Moraes sobre tornozeleira eletrônica em Bolsonaro; confira

Revista questiona base jurídica usada pelo ministro do STF e destaca pontos cegos na acusação de "atentado à soberania".

mais notícias

+

Newsletter