Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Justiça intima Bolsonaro por associar sigla CPX em boné de Lula a traficantes

A ação judicial teve início após o então presidente afirmar que o petista, durante visita ao Complexo do Alemão, estaria se aliando a criminosos.

Ricardo Lélis

29 de janeiro de 2026 às 12:50   - Atualizado às 12:50

Lula com Boné CPX

Lula com Boné CPX Ricardo Stuckert/Divulgação

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi intimado pela Justiça do Rio de Janeiro a se manifestar em uma ação por danos morais movida por um morador do Complexo do Alemão.

O processo tem como base declarações feitas por Bolsonaro em 2022, quando ele associou a sigla “CPX”, estampada em um boné usado pelo então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao tráfico de drogas.

A decisão foi proferida pelo juiz Leonardo Cardoso e Silva, da 5ª Vara Cível da Leopoldina. O magistrado estabeleceu prazo para que as partes informem se pretendem produzir provas ou se concordam com o julgamento antecipado da ação.

Segundo o juiz, a ausência de manifestação ou a apresentação de pedidos genéricos será interpretada como concordância com a decisão sem a abertura de nova fase de instrução.

Na mesma decisão, o juiz limitou a três o número de testemunhas que poderão ser arroladas por cada parte, salvo apresentação de justificativa específica.

Veja Também

A ação judicial teve início após Bolsonaro criticar Lula durante a campanha eleitoral, quando o petista apareceu usando um boné com a sigla “CPX”, abreviação de “complexo de favelas”, durante uma visita ao Complexo do Alemão. À época, Bolsonaro afirmou que Lula estaria se aliando a criminosos.

O caso chegou a tramitar no Supremo Tribunal Federal (STF), mas posteriormente foi remetido à primeira instância da Justiça do Rio de Janeiro.

Significado da sigla

O major Felipe Sommer, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) de Santa Catarina, afirmou que a sigla “CPX” significa “cupincha, parceiro do crime”.

A declaração do policial foi feita durante uma entrevista ao podcast “Nem me Viu”, do canal do lutador de MMA Fabrício Werdum. A sigla “CPX” entrou no meio de uma polêmica após o candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparecer com um boné com a sigla durante uma agenda de campanha de 2022.

“Muita dizendo que ‘CPX’ é abreviação de completo. Não é. CPX significa ‘cupincha, parceiro do crime’. Eu tenho oportunidade de conversar com policiais do Rio de Janeiro, que atuam em unidades especializadas, policiais honestos e honrados, que se revoltam com esse tipo de situação. Tenho certeza que se fosse outro candidato naquela condição, ele provavelmente sequer sairia vivo daquele local”, declarou Sommer,

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:40, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro do STF, Flávio Dino
Processo

TJSP vai ao STF para anular decisão de Dino que suspende penduricalhos acima do teto

No recurso, o tribunal alegou que o pagamento não pode ser suspenso antes de o Congresso aprovar regras para definir quais verbas indenizatórias podem ser admissíveis

médico ortopedista Lucas Saldanha Ortiz.
Punição

Justiça condena médico que cobrava até R$ 200 por cirurgias gratuitas do SUS

Muitos pacientes sequer tinham condições de arcar com os valores cobrados e contraíram dívidas para fazerem os pagamentos pleiteados, diz o Ministério Público na denúncia.

Carla Zambelli.
Rejeitado

Justiça da Itália nega pedido de Zambelli para troca de juízes que vão analisar extradição

Após ter sido adiado quatro vezes, o julgamento que vai decidir sobre a medida deve ocorrer nesta quarta-feira, 11 de fevereiro.

mais notícias

+

Newsletter