Pernambuco, 17 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Juiz ameaça suspender WhatsApp em todo país; saiba motivo

A medida vai ocorrer caso a Meta, empresa responsável pelo aplicativo, continue descumprindo uma ordem judicial.

Ricardo Lélis

11 de fevereiro de 2025 às 20:12   - Atualizado às 20:12

WhatsApp

WhatsApp Reprodução/Internet

O juiz Luiz Antônio Afonso Júnior, da Comarca de Catalão (GO), determinou na segunda-feira, 10 de fevereiro, que o WhatsApp poderá ser suspenso temporariamente em todo o Brasil

A medida vai ocorrer caso a Meta, empresa responsável pelo aplicativo, continue descumprindo uma ordem judicial.

A decisão exige o restabelecimento do acesso ao WhatsApp Business de um usuário.

O jornalista Abadio Moises Filho, proprietário de um blog de notícias, utiliza a plataforma para atividades profissionais e teve sua conta desativada. Segundo sua defesa, ele perdeu contatos importantes devido à suspensão.

O advogado Paulo Neto destacou que a decisão atendeu às expectativas e ressaltou o alerta do magistrado:

Veja Também

O caso segue em andamento, aguardando a resposta da Meta ao cumprimento de decisão judicial.

Justiça proíbe compartilhar dados

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) e do Instituto de Defesa de Consumidores (Idec), a Justiça Federal em São Paulo proibiu o Whatsapp de compartilhar dados de seus usuários brasileiros com outras empresas do Grupo Meta para uso em finalidades próprias dessas companhias, como a veiculação personalizada de anúncios de terceiros.

A determinação judicial estabelece que as regras do aplicativo sobre tratamento desses dados no Brasil devem se equiparar àquelas em vigor na União Europeia.

Segundo a decisão liminar, o Whatsapp também está obrigado a criar, funcionalidades que permitam aos usuários, desistir da adesão à política de privacidade.

A ordem contempla integralmente os pedidos que o MPF e o Idec fizeram em uma ação civil pública.

O processo leva em conta abusos que o aplicativo cometeu ao lançar sua política de privacidade no Brasil em 2021.

O texto da política criava para o Whatsapp a possibilidade de coleta de dados pessoais de seus usuários e de seu compartilhamento com empresas.

O Whatsapp, à época, forçou a adesão de usuários aos termos, ao estabelecer que a continuidade do uso do aplicativo só seria possível se houvesse a concordância com as novas regras.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:40, 17 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Escritor e coronel Rubens Pierrotti Junior.
Punição

Justiça Militar condena coronel por denunciar em livro suposta corrupção no Exército

A defesa de Pierrotti defende que a decisão mostra um "deslocamento da realidade e da Constituição" da Corte.

Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro.
Esquema

Polícia Federal deflagra 2ª fase da Operação Sem Refino com ex-governador Cláudio Castro entre alvos

Nova etapa investiga suspeitas de fraudes em licenças ambientais, lavagem de dinheiro e outros crimes relacionados ao setor de combustíveis.

Três policiais militares tiveram a prisão preventiva decretada por morte de homem em 2024.
Decisão

Justiça de PE decreta prisão de três PMs acusados de tortura e morte de homem em Gravatá

Decisão unânime atendeu a recurso do Ministério Público, que apontou risco de interferência na produção de provas durante o andamento do processo.

mais notícias

+

Newsletter