Pernambuco, 25 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Julgamento de Collor retorna segunda (28) após Gilmar, do STF, retirar sessão de destaque

Na sexta-feira, 25 de abril, a Suprema Corte formou maioria de votos para manter a decisão de Moraes que determina a prisão do ex-presidente.

Gabriel Alves

26 de abril de 2025 às 13:11   - Atualizado às 13:39

Gilmar Mendes e Collor; julgamento será retornado.

Gilmar Mendes e Collor; julgamento será retornado. Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil. Arte: Portal de Prefeitura

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou o pedido de destaque do julgamento que discute a manutenção da decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou a prisão do ex-presidente Fernando Collor.

O despacho foi publicado neste sábado, 26 de abril. Com isso, a análise do caso será retomada na próxima segunda-feira (28), às 11h, no plenário virtual da Corte. Na sexta-feira (25), o STF formou maioria de votos para manter a decisão de Moraes.

Até o momento, seis ministros votaram pela manutenção da decisão individual do ministro. Além de Moraes, os votos foram proferidos por Flávio Dino, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Dias Toffoli.

O ministro Cristiano Zanin está impedido de participar do julgamento por ter atuado como advogado em processos da Operação Lava Jato antes de chegar ao Supremo.

Entenda

Na última quinta-feira (24), Moraes determinou a prisão do ex-presidente, para dar início ao cumprimento da condenação a oito anos e 10 meses de detenção por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um dos processos da Lava Jato.

Veja Também

Em 2023, Collor foi condenado pelo STF. Conforme a condenação, o ex-presidente e ex-senador, como antigo dirigente do PTB, foi responsável por indicações políticas para a BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras, e recebeu R$ 20 milhões em vantagens indevidas em contratos da empresa.

Segundo a denúncia, os crimes ocorreram entre 2010 e 2014.

Ao determinar a prisão, Moraes entendeu que os recursos da defesa de Collor para derrubar a condenação são protelatórios para evitar a condenação.

Collor ficará preso em um presídio em Maceió, onde mora.

Agência Brasil

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:23, 25 Ago

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula com os evangélicos.
Estratégia

PT cria rede com mil comitês evangélico para ampliar apoio a Lula nas eleições de 2026

A estratégia busca aproximar o presidente do eleitorado evangélico, segmento em que Flávio Bolsonaro aparece à frente nas pesquisas.

A pesquisa espontânea é diferente do cenário estimulado, no qual os entrevistados recebem uma relação de candidatos para escolher.
Eleições

SIMPLEX/CBN: Raquel Lyra abre 13% de vantagem na espontânea e marca 39,6% contra 26,9% de João Campos

A pesquisa ouviu 1.067 eleitores entre os dias 16 e 21 de agosto. Além disso, possui margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.

Romeu Zema (Novo).
Salários

Zema diz que dívida de 300% em Minas Gerais "foi toda feita no passado" e destaca melhora na situação fiscal do estado

Candidato admitiu manter regra atual do salário mínimo e condicionou mudança na idade de aposentadoria à situação das contas públicas.

mais notícias

+

Newsletter