Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

João Campos protocola início do armamento da Guarda Municipal, após pressão da oposição

Atualmente, o Recife é a única capital do Nordeste em que os agentes não utilizam armas letais durante o expediente.

Everthon Santos

10 de abril de 2025 às 13:45   - Atualizado às 13:47

João Campos ao lado de um agente da Guarda Municipal do Recife.

João Campos ao lado de um agente da Guarda Municipal do Recife. Fotos: Divulgação e Portal de Prefeitura

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), protocolou na quarta-feira, 9 de abril, o início do processo de armamento da Guarda Municipal da capital pernambucana. 

A formalização do processo ocorre após cobranças públicas feitas por parlamentares da oposição e pressiona a gestão a acelerar o debate sobre segurança pública.

O anúncio foi feito nas redes sociais do gestor no fim da tarde, após ele se reunir com o superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, delegado Antônio de Pádua.

O encontro entre o prefeito e a chefia da PF no estado aconteceu na sede da Superintendência da Polícia Federal, localizada no bairro do Recife Antigo.

João Campos entregou pessoalmente o documento que oficializa o interesse da Prefeitura do Recife em permitir que a Guarda Municipal passe a portar armas de fogo em serviço. De acordo com ele, o plano prevê que o armamento comece a ser implementado de forma gradual a partir de 2026.

Veja Também

Atualmente, o Recife é a única capital do Nordeste cuja Guarda Municipal não utiliza armas letais durante o expediente. A situação vinha sendo explorada por adversários políticos, que acusavam a gestão de omissão diante do aumento da sensação de insegurança em algumas regiões da cidade.

Nas redes sociais, João Campos reforçou que a medida seguirá critérios rígidos e será colocada em prática com responsabilidade.

O prefeito também frisou que o projeto prevê uma série de etapas obrigatórias antes da liberação das armas para os agentes. Entre essas etapas, ele citou a criação de uma Corregedoria e de uma Ouvidoria exclusivas para a Guarda Municipal, a realização de exames psicológicos com todos os integrantes da corporação e a obrigatoriedade de cursos de capacitação e treinamento de manuseio e uso legal da força.

O prefeito do Recife afirmou que a proposta inclui a ampliação das atribuições da Guarda Municipal. A corporação deverá ganhar um papel mais ativo nas rondas dos bairros da cidade, especialmente em áreas com histórico de maior vulnerabilidade.

Além disso, o plano prevê o uso de câmeras acopladas ao uniforme dos agentes, conhecidas como bodycams, para garantir maior controle e transparência nas ações da corporação.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:18, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter