Pernambuco, 05 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vereadores questionam recomendação do MPPE sobre limitar fiscalizações na Saúde, no Recife

A medida foi tomada após ações de vistorias promovidas por parlamentares de oposição.

Gabriel Alves

09 de abril de 2025 às 10:49   - Atualizado às 11:21

Veereadores da oposição, no Recife.

Veereadores da oposição, no Recife. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura

Os vereadores da oposição questionaram, durante a sessão plenária da terça-feira, 8 de abril, a recente recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que orienta os parlamentares municipais a evitarem fiscalizações “arbitrárias” nas unidades de saúde do Recife.

A elaboração de leis e a fiscalização das ações do poder público são prerrogativas constitucionais do Poder Legislativo, conforme estabelece o artigo 31 da Constituição Federal. A Lei Orgânica do Município reforça essa atribuição, que não deve ser vista como um ato arbitrário, mas sim como uma ação legítima de controle e transparência sobre os serviços prestados pelo Executivo à população.

A medida foi tomada após ações de fiscalização promovidas por parlamentares de oposição em unidades de saúde da capital pernambucana, que resultaram em tumultos e preocupações manifestadas por entidades como o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe).

Segundo o MPPE, a realização de fiscalizações de forma individual pelos vereadores, sem o respaldo do plenário ou de um colegiado, pode não apenas violar normas sanitárias, como também expor profissionais e usuários dos serviços médicos a riscos.

“As fiscalizações devem ser feitas de acordo com as prerrogativas legais e sem que haja prejuízos à ordem pública ou à saúde da população”, destacaram as promotoras de Justiça Helena Capela, da Promotoria de Saúde, e Selma Barreto, da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público.

Veja Também

O MPPE reforçou ainda que “não cabe ao vereador realizar fiscalizações de forma individual, munido de câmeras e seguranças, especialmente em locais como hospitais e postos de saúde.”

Membros da oposição no Recife:

  • Alef Collins – Vereador do PP;

  • Davi Muniz – Vereador do PSD (vice líder da oposição);

  • Eduardo Moura – Vereador do Novo;

  • Felipe Alecrim – Vereador do Novo (líder da oposição);

  • Fred Ferreira – Vereador do PL;

  • Gilson Filho – Vereador do PL (vice líder da oposição);

  • Paulo Muniz – Vereador do PL;

  • Tiago Medina – Vereador do PL.

  • Mais Conteúdos

    Mais Conteúdos

    Mais Lidas

    Icone Localização

    Recife

    12:38, 05 Out

    Imagem Clima

    28

    °c

    Fonte: OpenWeather

    Notícias Relacionadas

    Raquel Lyra lidera votação em Nazaré da Mata com apoio da prefeita Aninha da Ferbom.
    Conquista

    Raquel Lyra lidera votação em Nazaré da Mata com apoio da prefeita Aninha da Ferbom

    Na disputa pelo governo estadual, Raquel Lyra (PSD) recebeu 10.456 votos no município, o equivalente a 55,09% dos votos válidos.

    "Vamos despetizar o Nordeste: Clarissa e Pastor Júnior Tércio são reeleitos em Pernambuco e anunciam apoio a Flávio.
    Resultado

    "Vamos despetizar o Nordeste": Clarissa e Pastor Júnior Tércio são reeleitos em Pernambuco e anunciam apoio a Flávio

    A deputada federal recebeu 110.610 votos para a Câmara dos Deputados, enquanto Pastor obteve 75.534 votos na disputa por uma vaga na Alepe.

    Eleições 2026: conheça os 49 deputados estaduais eleitos em Pernambuco; veja lista.
    Alepe

    Eleições 2026: conheça os 49 deputados estaduais eleitos em Pernambuco; veja lista

    A nova bancada será formada por parlamentares de diferentes partidos. O PSB e o PSD aparecem com as maiores bancadas, com nove deputados eleitos cada.

    mais notícias

    +

    Newsletter