Pernambuco, 20 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Hugo Motta faz demissão em massa de 465 servidores da Câmara dos deputados

A medida afetou principalmente os cargos de natureza especial (CNEs), que atraem os deputados pelos altos salários.

11 de fevereiro de 2025 às 14:50   - Atualizado às 14:50

Hugo Motta faz demissão em massa de 465 servidores da Câmara dos deputados

Hugo Motta faz demissão em massa de 465 servidores da Câmara dos deputados Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

O novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), exonerou em massa 465 servidores que ocupavam cargos em comissão na Câmara dos Deputados.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira, 7 de fevereiro. Sem qualquer anúncio prévio, os servidores foram interrogados, assim como os deputados que conviviam na Casa.

Veja Também

Os parlamentares que nomearam os funcionários alegaram que a exoneração é absolutamente natural quando uma nova gestão assume o comando. 

A medida afetou principalmente os cargos de natureza especial (CNEs), que atraem os deputados pelos altos salários. As vagas exoneradas eram de Assistente Técnico de Gabinete e Assessor Técnico Adjunto.

Hugo Motta na Câmara

Na última quarta-feira (5), a Câmara completa 645 dias sem avanços na discussão sobre a regulação das redes. Esse é o total de dias desde 2 de maio de 2023, quando o chamado Projeto de Lei das Fake News ficou pronto para votação no plenário. No entanto, em meio a polêmicas, os parlamentares retiraram o projeto da pauta.

Quase um ano depois, em abril de 2024, o então presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), anunciou a criação de um grupo de trabalho para reformular a proposta. Seis meses depois, em dezembro de 2024, a Câmara descontinuou o colegiado, que, durante todo esse período, nunca reuniu seus 20 membros.

À CNN, Motta disse que "não legislar também é uma posição". "Às vezes, o Congresso pode estar entendendo que aquele não é o momento", afirmou o Presidente da Câmara Hugo.

Em novembro de 2024, o STF iniciou um julgamento que pode modificar o entendimento da lei sobre a responsabilidade das plataformas quanto ao conteúdo publicado por seus usuários. O tema segue no radar da Corte em 2025.

O novo presidente da Câmara foi questionado pelo Estadão se pretendia dar tração às propostas de regulação de redes antes que o STF decida a respeito. Porém, ele não respondeu Hugo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:23, 20 Set

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Marília Arraes participa de encontros políticos com ministra Margareth Menezes.
Agenda

Marília Arraes reúne lideranças, dialoga com a cultura e mobiliza apoiadores no Recife a Vitória de Santo Antão

Ao lado da chapa majoritária da Frente Popular, candidata ao Senado percorreu diferentes regiões, esteve com a ministra Margareth Menezes e dialogou com fazedores de cultura.

César Remos cumpre agenda em Abreu e Lima.
Presença

César Ramos visita feira de Abreu e Lima durante agenda de campanha

O candidato a deputado estadual conversou com comerciantes, feirantes e moradores e ouviu demandas e sugestões apresentadas durante o percurso.

Homem preso.
Julgamento

Justiça condena homem a 38 anos de prisão por feminicídio e homicídio no Sertão de Pernambuco

Júri considerou réu culpado pelas mortes de uma mulher e de um homem em Santa Filomena, no município de Ouricuri.

mais notícias

+

Newsletter