Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Hugo Motta faz demissão em massa de 465 servidores da Câmara dos deputados

A medida afetou principalmente os cargos de natureza especial (CNEs), que atraem os deputados pelos altos salários.

11 de fevereiro de 2025 às 14:50   - Atualizado às 14:50

Hugo Motta faz demissão em massa de 465 servidores da Câmara dos deputados

Hugo Motta faz demissão em massa de 465 servidores da Câmara dos deputados Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

O novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), exonerou em massa 465 servidores que ocupavam cargos em comissão na Câmara dos Deputados.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira, 7 de fevereiro. Sem qualquer anúncio prévio, os servidores foram interrogados, assim como os deputados que conviviam na Casa.

Veja Também

Os parlamentares que nomearam os funcionários alegaram que a exoneração é absolutamente natural quando uma nova gestão assume o comando. 

A medida afetou principalmente os cargos de natureza especial (CNEs), que atraem os deputados pelos altos salários. As vagas exoneradas eram de Assistente Técnico de Gabinete e Assessor Técnico Adjunto.

Hugo Motta na Câmara

Na última quarta-feira (5), a Câmara completa 645 dias sem avanços na discussão sobre a regulação das redes. Esse é o total de dias desde 2 de maio de 2023, quando o chamado Projeto de Lei das Fake News ficou pronto para votação no plenário. No entanto, em meio a polêmicas, os parlamentares retiraram o projeto da pauta.

Quase um ano depois, em abril de 2024, o então presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), anunciou a criação de um grupo de trabalho para reformular a proposta. Seis meses depois, em dezembro de 2024, a Câmara descontinuou o colegiado, que, durante todo esse período, nunca reuniu seus 20 membros.

À CNN, Motta disse que "não legislar também é uma posição". "Às vezes, o Congresso pode estar entendendo que aquele não é o momento", afirmou o Presidente da Câmara Hugo.

Em novembro de 2024, o STF iniciou um julgamento que pode modificar o entendimento da lei sobre a responsabilidade das plataformas quanto ao conteúdo publicado por seus usuários. O tema segue no radar da Corte em 2025.

O novo presidente da Câmara foi questionado pelo Estadão se pretendia dar tração às propostas de regulação de redes antes que o STF decida a respeito. Porém, ele não respondeu Hugo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:12, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter