Hospital de Pediatria Helena Moura é alvo de fiscalização. Foto: Reprodução / Tv Tribuna
O Hospital de Pediatria Helena Moura, localizado na Zona Norte do Recife e gerido pela prefeitura, enfrenta uma situação crítica no atendimento às crianças.
A unidade hospitalar virou alvo de denúncias do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) após a constatação de que apenas uma técnica de enfermagem precisou cuidar de 24 crianças durante um plantão.
A denúncia partiu da chefe do Departamento de Fiscalização do Coren-PE, Ivana Andrade, que realizou uma vistoria no hospital na manhã desta segunda-feira, 19 de maio.
Segundo ela, o problema acontece de forma recorrente, especialmente entre os meses de março e agosto, e já se arrasta há pelo menos três anos.
Durante a fiscalização, Ivana identificou um déficit preocupante de profissionais. O hospital deveria contar com 15 enfermeiros na escala, mas atualmente só tem quatro atuando. Isso significa que faltam 11 enfermeiros para atender a demanda da unidade.
O número de técnicos de enfermagem também está abaixo do necessário, com um déficit de 40 profissionais.
Ivana Andrade destacou que a situação compromete diretamente a qualidade do atendimento às crianças e também as condições de trabalho dos profissionais de saúde.
De acordo com a fiscal, muitos técnicos de enfermagem não conseguem sequer fazer uma refeição digna durante o turno.
“Eles têm apenas 20 minutos para almoçar e já precisam retornar, exaustos, para continuar o plantão”, disse.
A fiscalização do Coren-PE ocorre em meio a diversas queixas de pacientes e familiares, que relatam longas esperas e demora no atendimento.
3
13:18, 24 Jun
28
°c
Fonte: OpenWeather
O montante, que inclui gastos com diárias e passagens de autoridades, não contabiliza os custos operacionais com o uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).
A parlamentar foi condenada pelo STF pela invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça.
O levantamento entrevistou 600 eleitores, tem margem de erro de 4 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
mais notícias
+