Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pastor e deputado pelo (PSOL), Henrique Vieira, lança abaixo-assinado contra a anistia

De acordo com o parlamentar, o abaixoassinado contra anistia a golpistas é um instrumento da sociedade civil e reforça a pressão interna no Legislativo.

Portal de Prefeitura

05 de setembro de 2025 às 13:31   - Atualizado às 14:20

Lula e Henrique Vieira

Lula e Henrique Vieira (Reprodução)

O deputado federal Pastor HenriqueVieira (PSOLRJ) lançou uma campanha com abaixo-assinado contra anistia a golpistas relacionados aos ataques de 8 de janeiro de 2023. A mobilização visa impedir que o Congresso avance com projetos legislativos que resultem em perdões a pessoas envolvidas na destruição de bens públicos e na "tentativa de golpe ao Estado Democrático de Direito".

De acordo com o parlamentar, o abaixo-assinado contra anistia a golpistas é um instrumento parlamentar que complementa iniciativas da sociedade civil e reforça a pressão interna no Legislativo. A campanha foi oficialmente batizada como “Sem Anistia para Golpistas de Ontem e de Hoje” e inclui coleta de assinaturas digitais, publicações em redes sociais e articulação com outros parlamentares.

Mobilização cidadã e paralela campanha jurídica

A iniciativa se soma a um movimento mais amplo: o abaixo-assinado promovido pela organização Nossas atingiu mais de 172 mil adesões, com objetivo de pressionar o presidente da Câmara, Hugo Motta, a não pautar o PL 2858/2022 — que propõe anistia aos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro.

Além disso, entidades jurídicas também estão ativas na campanha. A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) lançou a campanha “Anistia não, golpistas na prisão!”, com eventos presenciais e publicações online para reforçar a necessidade de responsabilização legal

O PL 2858/2022, do ex-deputado Major Vitor Hugo (PLGO), prevê anistia para atos considerados crimes políticos e eleitorais ocorridos entre 30 de outubro de 2022 e a data de eventual promulgação. O texto, citado pelos organizadores das campanhas, tem sido alvo de críticas e gerou debates na CCJ da Câmara dos Deputados, resultando na criação de uma comissão especial para análise.

Veja Também

O uso do abaixo-assinado contra anistia é entendido por Henrique Vieira como uma estratégia complementar que reforça a voz da população diretamente no Congresso, gerando pressão institucional pelo arquivamento ou rejeição da proposta.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:27, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter