Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Lula autoriza servidor a participar de missão técnica para aprender a fazer pizza na Itália

O funcionário vai continuar recebendo o seu salário normalmente enquanto viaja para conhecer a culinária italiana.

Redação

01 de setembro de 2025 às 09:24   - Atualizado às 09:24

Governo Lula autoriza servidor a participar de missão técnica para aprender a fazer pizza na Itália.

Governo Lula autoriza servidor a participar de missão técnica para aprender a fazer pizza na Itália. Foto: Divulgação

O Governo Lula, através do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), chefiado pelo ministro Luiz Marinho, autorizou o afastamento temporário do superintendente regional da pasta no Distrito Federal, Jackson da Silva Ázara, para uma "missão técnica" em Nápoles, na Itália. Ele continuará recebendo o salário normalmente.

A viagem está marcada para acontecer entre 26 de outubro e 2 de novembro de 2025, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União no último dia 21 de agosto.

O documento registra a autorização sob o processo administrativo nº 19964.206980/2024-78 e determina que a participação do servidor ocorrerá com “ônus limitado”, ou seja, parte das despesas não será custeada pela União. No texto, o secretário-executivo do ministério, Francisco Macena da Silva, formalizou a liberação da viagem.

De acordo com a portaria, o objetivo da missão é acompanhar atividades ligadas à produção da tradicional Pizza Napolitana, reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco desde 2017.

A experiência também prevê debates sobre redução do desperdício de alimentos e fortalecimento da cooperação entre instituições públicas e privadas.

Veja Também

A pizza de Nápoles é considerada um símbolo da culinária italiana. Criada no século 18, a piza tem massa de fermentação lenta, molho de tomate fresco, mussarela de búfala e manjericão. A simplicidade da receita conquistou o selo de Especialidade Tradicional Garantida da União Europeia em 2009, reforçando seu valor histórico e cultural.

Diante da repercussão, o MTE divulgou nota para esclarecer a situação. Segundo a pasta, a viagem não será financiada pelo governo federal. O evento é promovido e custeado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que convidou Jackson Ázara na condição de conselheiro da instituição.

Confira nota na íntegra

“O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) esclarece que a missão técnica em Nápoles, Itália, mencionada em reportagem, não é organizada nem financiada pelo governo federal. O evento é promovido e custeado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O superintendente regional do MTE no Distrito Federal, Jackson da Silva Ázara, foi convidado pelo Senac a participar, na condição de conselheiro da instituição. A participação do servidor foi apenas autorizada administrativamente, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União, sem qualquer ônus financeiro para o MTE.”

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:42, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter