Carla Zambelli. Foto: Câmara dos Deputados
Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), o Ministério Público da Itália emitiu parecer favorável à extradição da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP).
A parlamentar está presa cautelarmente no país europeu, por decisão da Corte de Apelação de Roma, que considerou haver grave risco de fuga.
Zambelli ingressou em território italiano pouco tempo depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) decretar sua prisão preventiva no Brasil. A prisão foi ordenada em cumprimento à sentença proferida em 4 de junho de 2025, pelo STF.
A Advocacia-Geral da União (AGU) atua no processo de extradição da parlamentar com o objetivo de fazer cumprir as determinações da Justiça brasileira.
Carla Zambelli foi condenada duas vezes pelo STF. Na primeira, a dez anos de prisão por invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça e falsidade ideológica, em parceria com o hacker Walter Delgatti Neto.
Foi após esta condenação que a parlamentar fugiu para a Itália, onde acabou presa em julho, após cooperação entre autoridades brasileiras e italianas.
Na segunda condenação, pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, foi fixada pena de 5 anos e 3 meses de prisão, em regime inicial semiaberto, além do pagamento de multa correspondente a 400 salários-mínimos vigentes à época dos fatos (2022), com devida atualização monetária.
A decisão também determinou a perda do mandato parlamentar, a ser efetivada após o trânsito em julgado da condenação (quando não houver mais possibilidade de recurso).
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou, no dia 2 de outubro, sigilo de cinco anos sobre os documentos e informações enviados pela Advocacia-Geral da União (AGU) à Itália no processo de extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), presa desde julho no país europeu.
A medida foi confirmada pela própria AGU em resposta a um pedido via Lei de Acesso à Informação feito pelo jornal O Globo.
Segundo o órgão, os arquivos tratam de “estratégia jurídica de defesa dos interesses do Estado brasileiro”, motivo pelo qual estão protegidos por sigilo profissional.
21:02, 12 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
Sem decreto publicado, expectativa é de que pagamento siga modelo antecipado, com parcelas em abril e maio.
No campo eleitoral, esse grupo tem peso estratégico relevante, especialmente em disputas nacionais.
mais notícias
+