Pernambuco, 27 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Lula impõe sigilo sobre processo de extradição de Carla Zambelli

A deputada deixou o Brasil em maio, passando por Foz do Iguaçu (PR), Argentina e Estados Unidos, antes de seguir para a Itália, onde foi presa em junho.

Ricardo Lélis

04 de outubro de 2025 às 16:46   - Atualizado às 16:46

Carla Zambelli

Carla Zambelli Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou, na última quinta-feira, 2 de outubro, sigilo de cinco anos sobre os documentos e informações enviados pela Advocacia-Geral da União (AGU) à Itália no processo de extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), presa desde julho no país europeu.

A medida foi confirmada pela própria AGU em resposta a um pedido via Lei de Acesso à Informação feito pelo jornal O Globo.

Segundo o órgão, os arquivos tratam de “estratégia jurídica de defesa dos interesses do Estado brasileiro”, motivo pelo qual estão protegidos por sigilo profissional.

O advogado da União Victor Guedes Trigueiro, integrante do núcleo de controvérsias em foro estrangeiro, afirmou que a classificação foi adotada “como medida de reforço à proteção do interesse público”. Dessa forma, os detalhes das comunicações entre Brasil e Itália só poderão ser acessados a partir de 2030.

Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento na invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Veja Também

Após deixar o Brasil, teve o mandato suspenso por 127 dias e atualmente é alvo de um pedido de cassação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

A deputada deixou o país em maio, passando por Foz do Iguaçu (PR), Argentina e Estados Unidos, antes de seguir para a Itália, onde foi presa em junho. Em agosto, a Corte de Apelação de Roma decidiu mantê-la detida, rejeitando o pedido de soltura da defesa, que alegava problemas de saúde.

Segundo a AGU, a decisão da Justiça italiana foi “fortemente influenciada” pela atuação do governo brasileiro, que apresentou “documentos e argumentos jurídicos decisivos” para sustentar a legalidade da prisão cautelar.

O processo de extradição de Zambelli ainda aguarda parecer da Procuradoria-Geral da Itália, previsto para os próximos 30 dias.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:44, 27 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Cirurgia plástica.
Levantamento

Pesquisa aponta que um em cada três brasileiros teria interesse em fazer plástica se fosse gratuita

As mulheres apareceram como as principais interessadas: 41% responderam ter "algum" ou "muito" interesse, contra 22% dos homens.

Picolé.
Barrado

Anvisa proíbe venda de picolé com melatonina e suplemento de proteína; veja marcas

Segundo a agência, a medida se deu por conterem ingredientes que não passaram por avaliação de segurança. 

Vacina da dengue.
Dados

Brasil tem 3 milhões de adolescentes com vacinação incompleta contra a dengue

Como a imunização é aplicada em duas doses, a proteção completa só é adquirida após a segunda, que deve ser tomada três meses depois da primeira. 

mais notícias

+

Newsletter