Pernambuco, 05 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula veta projeto que aumentava o número de deputados federais de 513 para 531

O PDL 177 de 2023 foi aprovado no Congresso Nacional em resposta à exigência do Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Legislativo votasse uma lei que redistribuísse a representação de parlamentares.

Ricardo Lélis

17 de julho de 2025 às 07:45   - Atualizado às 07:45

Hugo Motta e o presidente Lula.

Hugo Motta e o presidente Lula. Foto: Fabio Rodrigues/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu vetar, na quarta-feira, 16 de julho, o projeto de lei que aumentava de 513 para 531 o número de deputados federais.

O PDL 177 de 2023 foi aprovado no Congresso Nacional em resposta à exigência do Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Legislativo votasse uma lei, até 30 de junho deste ano, para redistribuir a representação de parlamentares em relação à proporção da população brasileira em cada unidade da federação (UF).

Isso porque a Constituição determina que o número de vagas de deputados seja ajustado antes de cada eleição “para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta deputados. A última atualização foi em 1993.

Porém, os deputados não quiseram reduzir o número de parlamentares de algumas unidades da federação seguindo o critério proporcional.

Se essa regra fosse seguida, Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Sul poderiam perder cadeiras no parlamento federal. 

Veja Também

Ao invés de reduzir, o PDL aprovado aumentava o número de vagas para os estados que tenham apresentado crescimento populacional.

ao longo dos 4 anos de mandato dos novos parlamentares, o aumento de vagas poderia chegar a custar R$ 600 milhões para os cofres públicos.

Caso o veto seja derrubado, nove estados ganharão entre 1 e 4 cadeiras. Saiba quais:

  • Ceará: mais 1 deputado
  • Goiás: mais 1 deputado
  • Minas Gerais: mais 1 deputado
  • Paraná: mais 1 deputado
  • Mato Grosso: mais 2 deputados
  • Amazonas: mais 2 deputados
  • Rio Grande do Norte: mais 2 deputados
  • Pará: mais 4 deputados
  • Santa Catarina: mais 4 deputados

Segundo o G1, a medida gerou um clima de frustração entre líderes do Centrão, que consideram difícil reverter a decisão, avaliando que não haverá votação do veto em sessão conjunta do Congresso antes do recesso informal.

De acordo com a matéria, outro problema é o número de senadores necessários para derrubar o veto, já que a aprovação da medida já foi difícil, quando foi alcançado 41 votos, o mínimo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:41, 05 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Aplicativo Meu SUS Digital passa a oferecer atendimento online para pessoas com dependência em apostas esportivas.
Saúde

SUS oferece atendimento online para dependentes de bets a partir desta terça (03/03)

Serviço no aplicativo Meu SUS Digital inicia com 600 atendimentos mensais e reforça ações contra o vício em jogos online.

Botijões do programa Gás do Povo.
Gás do Povo

Como encontrar o Gás do Povo na sua cidade e garantir o benefício

Saiba onde consultar informações oficiais, quem pode participar e como localizar os pontos de retirada do Gás do Povo.

Alexandre de Moraes, Bolsonaro e Lulinha.
Brasília Hoje

Moraes barra liberdade de Bolsonaro e governo tenta anular quebra de sigilo de Lulinha na CPMI

STF mantém restrições ao ex-presidente enquanto base governista questiona rito processual em investigação no Congresso.

mais notícias

+

Newsletter