Pernambuco, 07 de Dezembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Governo põe SIGILO sobre lista de PASSAGEIROS de voo de LULA que parou por 10 minutos em aeroporto

Procurado, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) respondeu que os dados estão sob o primeiro nível de sigilo (reservado), sendo acessíveis somente após o término do mandato presidencial.

15 de outubro de 2024 às 16:45   - Atualizado às 17:07

Lula observando o céu pela janela do avião.

Lula observando o céu pela janela do avião. Foto: Ricardo Stuckert/ PR

O Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) colocou sigilo sobre as informações sobre os passageiros que o acompanharam em um voo de Santiago, Chile, a Brasília, com uma breve escala de dez minutos em São Paulo, no início de agosto.

Segundo matéria publicada da Folha de S.Paulo nesta terça-feira, 15 de outubro, o motivo da rápida parada na capital paulista não foi divulgado pelo Palácio do Planalto. Geralmente, escalas do avião presidencial são para reabastecimento em longas viagens, o que não se aplicava neste caso.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Paradas operacionais normalmente duram cerca de uma hora, não meros minutos, levantando especulações de que a parada poderia ter sido para pegar um passageiro. A primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, estava em São Paulo no momento.

Com o sigilo imposto pelo governo brasileiro, permanece incerto se a parada foi para permitir que alguém embarcasse no voo presidencial.

Leia Também

A Folha solicitou informações através da Lei de Acesso à Informação (LAI), e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) respondeu que os dados estão sob o primeiro nível de sigilo (reservado), sendo acessíveis somente após o término do mandato presidencial.

O GSI, responsável pelas viagens do presidente, referiu-se ao artigo 25 do decreto 7.724/12, que protege “dados e conhecimentos que podem pôr em risco a segurança de instituições ou de altas autoridades nacionais ou estrangeiras e seus familiares”.

Conforme o decreto, informações que possam comprometer a defesa e a soberania nacional, interferir nas relações internacionais ou ameaçar a vida, segurança ou saúde da população podem ser classificadas como secretas.

Em agosto, Lula visitou o Chile para encontros com o presidente Gabriel Boric. A agenda oficial indica que o avião presidencial fez uma parada em São Paulo antes de prosseguir viagem.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

23:24, 07 Dez

Descrição da imagem

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Gleisi Hoffmann afirma que PT discutirá com governo sobre mudanças no BPC devido ao pacote de gastos.
Declaração

Gleisi Hoffmann afirma que PT discutirá com governo sobre mudanças no BPC devido ao pacote de gastos

As falas ocorreram neste sábado, 7 de dezembro, após uma reunião fechada do diretório nacional do partido, em Brasília (DF), onde a cúpula realizou a votação de uma nova resolução política da legenda

Presidente Lula.
Declaração

Lula admite erros na comunicação do governo e afirma que será obrigado a fazer correções

A fala do presidente aconteceu em um evento do PT na sexta-feira, 6 de dezembro, e ele também disse que o governo faz entregas, mas a sociedade não tem informações sobre o que é feito.

As novas regras incluem a modificação nos critérios de elegibilidade, como a atualização dos limites de renda e novos requisitos para quem pretende acessar o benefício.
Trabalhador

PIS/PASEP 2025; confira as novas regras e saiba quem terá direito ao abono salarial

As novas regras incluem a modificação nos critérios de elegibilidade, como a atualização dos limites de renda e novos requisitos para quem pretende acessar o benefício.

mais notícias

+

Newsletter