Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governador Eduardo Leite abandona o PSDB e vai se filiar ao PSD em maio

Com a saída de Leite do ninho tucano, o partido - que já foi um dos maiores do Brasil -, fica com apenas um governador

Jameson Ramos

17 de abril de 2025 às 14:40   - Atualizado às 14:41

Governador Eduardo Leite de saída do PSDB.

Governador Eduardo Leite de saída do PSDB. Foto: Divulgação

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, está de saída do PSDB e já tem destino certo: PSD. A sua filiação ao partido, presidido nacionalmente por Gilberto Kassab, está marcada para o dia 6 de maio, em Porto Alegre.

Com a saída de Leite do ninho tucano, o partido - que já foi um dos maiores do Brasil -, fica com apenas um governador a partir de maio. Em 2022, o PSDB elegeu três governadores. Além do Rio Grande do Sul, a legenda conquistou o comando do Mato Grosso do Sul, com Eduardo Riedel, e Pernambuco, com Raquel Lyra.

No mês passado, Raquel deixou o PSDB para ingressar no PSD, mesmo caminho que está sendo traçado por Eduardo Leite. Agora, o partido detém o comando apenas do Mato Grosso do Sul.

Em 2022, o nome de Leite chegou a ser ventilado para disputar a presidência. No entanto, ele acabou disputando o governo do seu estado. Não se tem a certeza de que ele vá colocar o seu nome na corrida pelo Palácio do Planalto, mas pode ser um caminho natural.

Kassab já deixou claro que pretende colocar alguém de seu partido na disputa pelo comando do país. Nos bastidores, antes da chegada de Leite, o nome de Ratinho Júnior, governador do Paraná, era o preferido para o pleito. Mas como na política tudo pode mudar, é esperar para ver quais serão as cenas dos próximos capítulos do jogo político.

Veja Também

Prefeito deixa PSB

O prefeito de Capoeiras, Joaquim Teixeira, mais conhecido como Nego do Mercado, anunciou que está de saída do PSB e irá se filiar ao PSD, partido da governadora Raquel Lyra. 

Com a chegada de Nego do Mercado, o PSD chega a 58 prefeitos em Pernambuco, se consolidando como uma das principais legendas do estado - a maior em número de gestores municipais. 

"É gratificante ver que o prefeito Nego do Mercado, assim como tantos outros, acreditam na forma como trabalhamos em Pernambuco, fazendo as ações chegarem na população que mais precisa”, comemorou o vice-presidente estadual do partido, André Teixeira. 

Nego é o terceiro prefeito que deixa o PSB. No mês passado, Cícero Gilberto e Lindonaldo da Farinha, prefeitos de Flores e Frei Miguelinho - respectivamente -, abandonaram a ala socialista.


 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:34, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter