13 de março de 2025 às 22:05 - Atualizado às 22:05
Senadores Teresa Leitão e Humberto Costa e deputado estadual João Paulo. Foto: Divulgação
O senador Humberto Costa (PT-PE), presidente interino do partido, concedeu uma entrevista coletiva na noite desta quinta-feira, 13 de março, onde falou sobre a possibilidade do presidente Lula estar no palanque com a governadora Raquel Lyra em 2026 após a filiação ao PSD (assista o vídeo abaixo).
"Até o presente momento, no que eu tenho acompanhado pela imprensa ou pelas conversas que eu tenho com as pessoas, não há nenhuma proposta formal de algum militante do PT no sentido de que a nossa posição seja mudada, se houver alguma proposta nesse sentido, certamente o diretório vai se debruçar sobre essa questão, o pessoal vai discutir os prós e os contras, enfim, para se posicionar, mas é que eu saiba que nesse momento não existe essa discussão", afirmou o parlamentar.
Questionado sobre o "sonho" do deputado estadual João Paulo (PT) de ter a gestora como aliada, Humberto desconversou e disse que o parlamentar tem as suas próprias opiniões.
"João Paulo é um grande companheiro, uma das lideranças mais importantes do PT, foi prefeito do Recife em duas oportunidades, como ver uma verdadeira revolução nessa cidade, é um militante dedicado ao nosso partido, um quadro político para o PT, preparado, que tem o direito de ter as suas opiniões pessoais, individuais, nós respeitamos, mas o partido não tem necessariamente as mesmas posições que ele possa ter, ele tem essa liberdade para externá-las, a não ser que alguém se sinta incomodado e não queira que você fale, mas você tem todo o direito e toda a capacidade de emitir as suas opiniões", concluiu.
Mais cedo, o deputado federal Carlos Veras (PT-PE) falou sobre como a filiação da governadora Raquel Lyra ao PSD vai influenciar a posição da gestora estadual nas eleições de 2026.
"Acredito que com a ida dela para um partido da base do governo, mais próximo do presidente Lula, isso se torne mais evidente. A gente quer as pessoas sendo claras, as lideranças políticas ajudando na reeleição do presidente Lula, porque sabemos que não será uma eleição simples", declarou Veras em entrevista à Rádio Folha FM 96,7.
Segundo o deputado, a governadora tem demonstrado reconhecimento às ações e aos investimentos federais em Pernambuco, mesmo que não tenha apoiado Lula diretamente em 2022.
"Não tenho dúvida de que o PSD estará na reeleição do presidente Lula. E queremos que Raquel Lyra também esteja, porque sabemos a diferença entre governar com Lula e governar com Bolsonaro", completou.
2
03:10, 24 Mar
25
°c
Fonte: OpenWeather
O requerimento, que deve ser apresentado nos próximos dias, e assinado de forma conjunta por cerca de 14 dos 17 parlamentares, tem ampla maioria para ser aprovado sem maiores dificuldades.
O ministro também disse que empresas brasileiras argumentavam que a isenção favorecia produtos importados em detrimento dos nacionais.
O Senado adiou para abril, o debate sobre o projeto de lei que altera a Lei Complementar nº 135 de 2010. A proposta já foi aprovada por deputados federais.
mais notícias
+