Pernambuco, 27 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Gilmar Mendes afirma que atentado ao STF estimula debate sobre regulamentação das redes sociais

O ministro também ressaltou que o ocorrido na noite de ontem "não é um fato isolado" e que se relaciona com o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Isabella Lopes

14 de novembro de 2024 às 18:44   - Atualizado às 18:44

Gilmar Mendes, ministro do STF.

Gilmar Mendes, ministro do STF. Foto: Divulgação

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que o atentado de na Praça dos Três Poderes que ocorreu na quarta-feira, 13 de novembro, joga luz sobre o debate sobre a regulamentação das redes sociais e propostas de anistia a condenados pelo 8 de janeiro. Ele defendeu a regulação após citar uma série de atentados contra as instituições nos últimos anos.

"A revisitação dos fatos que antecederam aos ataques de ontem é pressuposto para a realização de um debate racional sobre a defesa de nossas instituições, sobre a regulação das redes sociais (julgamento este que se avizinha) e sobre eventuais propostas de anistiar criminosos", afirmou.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

A responsabilização das redes sociais por conteúdos ilegais deve ser analisada pelos ministros no dia 27 de novembro.

Gilmar também ressaltou que o ocorrido na noite de ontem "não é um fato isolado" e que se relaciona com o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Muito embora o extremismo e a intolerância tenham atingido o paroxismo em 8 de janeiro de 2023, a ideologia rasteira que inspirou a tentativa de golpe de Estado não surgiu subitamente. Pelo contrário, o discurso de ódio, o fanatismo político e a indústria de desinformação foram largamente estimulados pelo governo anterior", afirmou.

O decano falou que "foram diversos os atentados contra as instituições de Estado" nos últimos anos, "praticados pessoalmente por expoentes da extrema-direita ou por cidadãos - como o de ontem - inspirados por essas lideranças".

Estadão Conteúdo 

 

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:47, 27 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

deputado federal Luciano Alves briga com garota de programa.
Vídeo

Deputado e assessora discutem com garota de programa após ela cobrar preço alto por sexo

A mulher teria solicitado R$ 3 mil, enquanto o parlamentar discordou do valor e xingou a prostituta.

Governadora Raquel Lyra ao lado da nova secretária de Desenvolvimento Econômico e com novos presidentes do Porto do Recife e Lafepe.
Mudança

Raquel nomeia Danielle Jar Souto como nova secretária de Desenvolvimento Econômico

A governadora anunciou também as novas presidências do Porto do Recife e do Lafepe, Wagner Augusto de Godoy Maciel e Thiago Ângelus Conceição Brandão, respectivamente.

Bolsonaro é flagrado brincando com cães após receber alta e iniciar prisão domiciliar
Vídeo

Bolsonaro é flagrado brincando com cães após receber alta e iniciar prisão domiciliar

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar determinada pela Justiça após sua condenação por tentativa de golpe de Estado. 

mais notícias

+

Newsletter