Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

FUNDEB: PL 458/21 pode comprometer piso salarial nacional dos professores; saiba motivo

Alterações no texto aprovado na Câmara retiram obrigação da União em financiar Programa.

Portal de Prefeitura

20 de novembro de 2025 às 10:58   - Atualizado às 11:14

Piso dos Professores

Piso dos Professores Foto Montagem/Portal de Prefeitura

O Projeto de Lei (PL) 458/2021, que originalmente trata do Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial (Rearp), pode trazer impactos significativos para a educação brasileira. Após passar pela Câmara dos Deputados com a inclusão de emendas sem relação com o conteúdo original os chamados jabutis, o texto aguarda votação no Senado. Entre as alterações, está uma mudança na Lei 14.818/2024, que instituiu o Programa Pé-de-Meia, destinado a estudantes do ensino médio da rede pública.

Segundo o texto original, a União deveria participar do fundo que financia o programa, com autorização para aportar até R$ 20 bilhões. No entanto, a versão aprovada na Câmara deixa de garantir esse valor e estabelece que a participação do governo federal dependerá apenas das “disponibilidades orçamentárias e financeiras”. Na prática, a União deixa de ter compromisso financeiro com o programa, contribuindo apenas se houver verba disponível.

De acordo com André Martins, 2º vice-presidente da Regional Rio Grande do Sul e coordenador do Grupo de Trabalho de Carreira (GT Carreira) do ANDES-SN, a mudança representa um risco sério à estabilidade do fundo e à continuidade do apoio a jovens em situação de vulnerabilidade.

“Isso compromete a previsibilidade e a existência do programa, afetando diretamente estudantes que dependem desse incentivo”, explicou Martins.

Além disso, Martins alerta que a retirada da obrigação da União pode levar à realocação de recursos do próprio Ministério da Educação (MEC), incluindo verbas do Fundeb. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica é essencial não apenas para financiar escolas públicas, mas também para garantir a contrapartida da União no pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), previsto na Lei 11.738/2008.

Veja Também

“Se recursos do Fundeb forem desviados para cobrir lacunas criadas pelo jabuti, o cumprimento do piso dos professores pode ser comprometido. Isso afeta a renda de milhares de profissionais e prejudica a qualidade da educação”, alertou Martins.

O Senado deve deliberar sobre o PL 458/21 nesta semana e educadores e especialistas acompanham o processo de perto, em busca de garantias para a manutenção de políticas públicas essenciais à educação básica.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:32, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter