Pernambuco, 16 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PSOL pede prisão de Ramagem após suposta fuga do deputado para Miami; entenda

O ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Bolsonaro foi condenado na ação penal da trama golpista a 16 anos de prisão e recorre em liberdade.

Ricardo Lélis

20 de novembro de 2025 às 10:35   - Atualizado às 10:35

Deputado federal Alexandre Ramagem.

Deputado federal Alexandre Ramagem. Foto: Câmara dos Deputados.

Deputados federais da bancada do PSOL-RJ informaram nesta quinta-feira (19) que pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) a decretação da prisão do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). 

A medida foi tomada após o site PlatôBR divulgar que Ramagem está em Miami, nos Estados Unidos. Mais cedo, ele foi filmado pela equipe do site enquanto entrava em um condomínio da cidade norte-americana.

Segundo os parlamentares, "tudo indica" que Ramagem fugiu do Brasil. A prisão foi solicitada pelos deputados Pastor Henrique Vieira, Glauber Braga, Chico Alencar, Tarcísio Motta e Talíria Petrone. 

Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Bolsonaro, Ramagem foi condenado na ação penal da trama golpista a 16 anos de prisão e recorre em liberdade.

Durante a investigação, Ramagem foi proibido pelo ministro Alexandre de Moraes de sair do país e teve que entregar todos os passaportes nacionais e estrangeiros.

Veja Também

A suposta fuga do deputado ocorre no momento em que se aproxima o fim da tramitação do processo e a execução das penas do deputado e dos demais réus, entre eles, o ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Na semana passada, os réus do Núcleo 1 tiveram os recursos contra a condenação negados pela Primeira Turma da Corte.

Com a decisão, as defesas devem protocolar nos próximos dias os últimos recursos para evitar o cumprimento imediato das condenações. 

A defesa de Ramagem informou que não vai se pronunciar.

Agência Brasil

Ramagem condenado

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal fixou, em setembro deste ano, a pena do deputado federal Alexandre Ramagem, ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), em 16 anos e um mês e 15 dias, em regime inicial fechado. Também foi determinado a perda de mandato.

O relator Alexandre de Moraes havia votado por impor 17 anos de prisão ao parlamentar. O cálculo foi reajustado após sugestão da decana Cármen Lúcia.

O relator, Alexandre de Moraes, votou por fixar a pena na seguinte forma:

  • Organização criminosa - 5 anos e 50 dias multa (um salário mínimo);
  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito - 4 anos 3 meses e 15 dias;
  • Golpe de Estado - 7 anos.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:16, 16 Out

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Fim da escala 6x1: Congresso promulga emenda e prevê escala 5x2 em 60 dias.
Trabalho

Fim da escala 6x1: Congresso promulga emenda e prevê escala 5x2 em 60 dias

A emenda aprovada na quarta-feira prevê também uma redução gradual da jornada de trabalho das atuais 44 horas para 40 horas semanais, sem redução salarial, dentro de um período de transição de 14 meses.

Eduardo da Fonte, coautor da proposta, comemora aprovação da PEC que prevê fim da escala 6x1.
Trabalho

Eduardo da Fonte, coautor da proposta, comemora aprovação da PEC que prevê fim da escala 6x1

O texto prevê o fim do modelo de seis dias de trabalho para um de descanso e estabelece a redução da jornada máxima semanal de 44 para 40 horas, sem redução salarial.

Lojas Casas Bahia.
Decisão

Justiça homologa acordo para indenizar empregados demitidos das Casas Bahia

Após intermediação do MPT, ficou acertado entre a empresa e a CNTC que cada trabalhador receberá R$ 7,5 mil, pagamento de aviso prévio, multa de 40% sobre o FGTS, além de comissões.

mais notícias

+

Newsletter