Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Fraude no INSS: Rui Costa "sabia do problema" antes da operação da PF, diz ministro do CGU

A fala responde diretamente às críticas do Planalto, que tentou atribuir ao órgão a falha de comunicação que levou à crise política no governo Lula.

Ricardo Lélis

09 de junho de 2025 às 16:45   - Atualizado às 16:45

Ministro Rui Costa e o presidente Lula.

Ministro Rui Costa e o presidente Lula. Foto: Ricardo Strucker

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Carvalho, afirmou em entrevista ao O Globo, publicada no último sábado, 7 de junho, que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, “sabia do problema” envolvendo fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) antes da operação que revelou o escândalo.

A fala responde diretamente às críticas do Planalto, que tentou atribuir à CGU a falha de comunicação que levou à crise política no governo Lula.

“A informação de que as pessoas não sabiam não procede. O ministro Rui sabe disso”, declarou Carvalho.

Segundo ele, a CGU realizou reuniões com a equipe da Previdência e notificações internas foram feitas sobre o avanço da auditoria.

O foco das investigações foram acordos de cooperação técnica com entidades que cobravam indevidamente de aposentados e pensionistas — apontados como o “ovo da serpente” da fraude. Os contratos foram assinados em 2021 e 2022, ainda durante o governo Bolsonaro.

Veja Também

A investigação resultou na saída de Carlos Lupi do Ministério da Previdência. Rui Costa alegou que a crise só se instalou porque o então ministro não teria sido informado.

Vinícius Carvalho, porém, sustentou que os alertas foram feitos no nível técnico da pasta, reforçando que a CGU cumpriu o papel atribuído por Lula: combater fraudes e corrupção com rigor.

“Poderíamos fingir que não vimos. Ou fazer alguma perfumaria, como foi feito no governo Bolsonaro. Optamos por investigar, punir e ressarcir os aposentados”, disse o ministro da CGU.

Questionado sobre uma suposta seletividade nos bloqueios de recursos — uma vez que entidades como a Conafer e a Contag, com ligações políticas com o governo, ficaram de fora da primeira etapa — Carvalho negou blindagem:

“Todas as entidades que tiverem fraudado serão responsabilizadas. Se amanhã surgir indício contra a Contag, o processo será aberto no dia seguinte”.

Justiça bloqueia conta de investigados

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:41, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter