Ao todo, os veículos vão transportar 23.979 dispositivos. Os equipamentos sairão dos 18 polos eleitorais, em 383 caminhões e vans, para os 3.330 locais de votação do estado.
Caixas com urnas eletrônicas para as eleições municipais. Foto: TRE-PE/Divulgação
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) deu início, na quinta-feira, 3 de outubro, ao carregamento dos veículos que vão transportar as 23.979 urnas eletrônicas que serão utilizadas durante o primeiro turno das eleições municipais, marcadas para o próximo domingo, 6 de outubro.
As urnas eletrônicas, incluindo as de contingência, que servem como reserva caso alguma urna precise ser substituída, estão prontas para o dia da votação. Os equipamentos sairão dos 18 polos eleitorais, em 383 caminhões e vans, para os 3.330 locais de votação do estado.
A maior parte das urnas está concentrada no Polo 1, localizado no Centro Administrativo Eleitoral do Tribunal, em San Martin, Zona Oeste do Recife. É desse polo de onde vão sair os 5.769 equipamentos utilizados na capital e nos municípios de Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata.
Na quinta (3), as pilhas de urnas organizadas em fileiras no galpão do Polo 1 começaram a ser desfeitas para serem acomodadas dentro dos veículos para o transporte na sexta e sábado que antecedem o dia da eleição. Em ordem, elas são colocadas uma a uma nos baús dos caminhões e, ao fim, as portas do veículo são lacradas.
“Esses veículos são lacrados e ficarão 24 horas sob escolta policial. Na sexta-feira, acontece a distribuição de 80% dessas urnas. No sábado, véspera da eleição, o trabalho é concluído com o transporte dos outros 20%”, explicou o secretário de Tecnologia e Informação do TRE-PE, George Maciel.
Ao chegar nos locais de votação, as urnas são recebidas pelos administradores de prédios e técnicos da Justiça Eleitoral estarão presentes para vistoriar os equipamentos e os locais onde serão instalados.
As Eleições Municipais 2024 ocorrem no próximo domingo, 6 de outubro. O Calendário Eleitoral, definido pela Resolução nº 23.738/2024 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estabelece as datas, prazos e o que é permitido no período eleitoral.
Veja o que o calendário prevê para o fim de semana da eleição.
Último dia para divulgação paga, na imprensa escrita, e reprodução, na internet, de jornal impresso, de até 10 (dez) anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidata ou candidato, no espaço máximo, por edição, de 1/8 de página de jornal padrão e de 1/4 de página de revista ou tabloide.
O TRE Pernambuco elaborou também a Cartilha Pode x Não Pode – Dia da Eleição, que resume as principais condutas permitidas e vedadas a eleitores, candidatos e veículos de mídia no que se refere a propaganda eleitoral para o dia 6 de outubro.
Da redação do Portal com informações do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.
2
04:41, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento ouviu 1.200 pessoas em todas as regiões. A margem de erro de 2,8% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95% e está registrada sob os números PE01312/2026 e BR03057/2026.
Hoje, os irmãos controlam mais de 50 marcas distribuídas entre alimentos, serviços financeiros, energia e celulose.
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 769 municípios brasileiros, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador
mais notícias
+