Pernambuco, 10 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

TRE-PE inicia preparação das urnas eletrônicas nesta segunda-feira (23)

O procedimento consiste em inserir os dados do eleitorado e das candidaturas no equipamento e segue até 1° de outubro.

23 de setembro de 2024 às 09:15   - Atualizado às 10:19

Urna eletrônica

Urna eletrônica Imagem: iStock

O Tribunal Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) inicia nesta segunda-feira, 23 de setembro, o processo de preparação das urnas eletrônicas para o 1º turno das eleições municipais. O procedimento que consiste em inserir os dados do eleitorado e das candidaturas no equipamento, já que o mesmo não possui conexão com a internet, seguirá até o dia 1° de outubro.

O começo dos trabalhos vai ser acompanhado pelo presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva. No Recife, os procedimentos vão acontecer no Centro Administrativo Eleitoral, no bairro de San Martin.

A preparação das urnas acontece em todo o país, segundo calendário determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A primeira etapa do processo corresponde à carga das mídias, que consiste em alimentar os equipamentos com as informações sobre candidatos e eleitores de cada seção eleitoral.

Em seguida, cada urna é testada para verificar se os seus dispositivos estão em pleno funcionamento – como visor, teclado, impressora, leitor biométrico e avisos sonoros. Feito isso, todos os compartimentos são lacrados e o equipamento é guardado e devidamente identificado (com município, número da Zona Eleitoral, local de votação e seção eleitoral).

Após a lacração, as urnas não passam por mais nenhuma operação antes do dia e hora programados para o começo da votação. Os lacres são assinados pelo juiz ou juíza eleitoral, eventuais representantes de entidades fiscalizadoras e pelo Ministério Público.

Veja Também

Caruaru e Petrolina

Nas próximas quarta-feira (25) e sexta-feira (27), o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, também acompanhará a preparação das urnas nos polos de Caruaru e Petrolina, respectivamente. Confira aqui o calendário completo de preparação das urnas para as Eleições 2024 no estado.

Geração de mídias

No sábado (21), o chefe de cartório da 7ª zona eleitoral do Recife, Fabrício Paz Rocha, carregou a primeira mídia de votação para a eleição deste ano. Foi início simbólico do processo geração de mídias das Eleições 2024 em Pernambuco. Um procedimento minucioso onde os pen drives são carregados um a um com informações extraídas do banco de dados do TSE. Em menos de 30 segundos, a mídia estava carregada com as relações dos candidatos a prefeito, a vereador e de eleitores aptos a votar na seção correspondente.

Noutro extremo da mesa, outro servidor do cartório preparava as mídias de resultado, apenas com a relação dos candidatos. Em seguida, o material é colocado em envelopes que são lacrados. Tudo executado de forma cadenciada e sincronizada sob os olhares do juiz eleitoral da 7ª zona, José André Machado Barbosa Pinto, e do promotor eleitoral, Paulo César do Nascimento. O processo de geração de mídias marca uma das últimas etapas antes da votação.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:58, 10 Out

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Urnas Eletrônicas.
Eleições 2026

Eleições: TRE-PE inicia preparação e geração de mídias das urnas para o 2º turno

Com a conclusão dessa etapa, os equipamentos estarão preparados para a logística de distribuição aos locais de votação.

Flávio Bolsonaro.
Medida

TSE determina suspensão de site que oferece criptomoedas por publicações favoráveis a Flávio Bolsonaro

A decisão foi tomada pela ministra Estela Aranha. A magistrada entendeu que o site oferece vantagem econômica durante as eleições.

Flávio Bolsonaro e Lula
Eleições

Atlas/Bloomberg: Flávio Bolsonaro tem 51,1% contra 45,7% de Lula no 2º turno

A pesquisa ouviu 5.026 respondentes online entre 3 e 8 de outubro. O nível de confiança é de 95%.

mais notícias

+

Newsletter