06 de outubro de 2024 às 08:29 - Atualizado às 08:44
Presidente do TSE, Cármen Lúcia, em pronunciamento. Foto: Reprodução
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, convidou os eleitores e as eleitoras a comparecerem às urnas neste domingo, 6 de outubro, para "exercer seu direito fundamental de participar, com tranquilidade e com serenidade, deste grande momento de escolha do seu representante na cidade".
Em cadeia de rádio e televisão, a ministra lembrou que o voto nem sempre foi garantido aos cidadãos brasileiros.
"O voto foi conquistado para que a democracia prevalecesse, e ela é construída com a participação de todas das pessoas, os que pensam igual e os que pensam diferente".
Cármen Lúcia lembrou ainda dos 36 anos da Constituição, completados no sábado (5), e afirmou que foi a Carta Magna que garantiu o direito fundamental do eleitor.
"Em nenhum outro momento da vida política, cada cidadã, cada cidadão é mais soberano que na hora do voto, que tem seu sigilo garantido pela urna, absolutamente segura".
A ministra destacou ainda o trabalho da Justiça Eleitoral que, com afinco e engajamento, atuam para que os eleitores possam exercer seu direito e para que urna "segura, auditável e inquestionável" acolha o voto de todos.
"O seu voto é a cidade que se constrói. Excelente domingo de eleições democráticas", concluiu a ministra.
Uma projeção com a média de intenções de voto apontada pelos principais institutos de pesquisa nas eleições municipais deste ano é apresentada pelo site Conexão Política, por meio da análise de dados atualizados e devidamente registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Entre os institutos considerados estão AtlasIntel, Data ANF, Datafolha, DataTrends, FESPSP, Futura Inteligência, Gerp, Ipespe, Paraná Pesquisas, Quaest, Real Big Data, Simplex Consultoria, Veritá, Vox Brasil, entre outros. Embora essas pesquisas não ofereçam uma previsão definitiva dos resultados, elas capturam o cenário eleitoral no momento em que foram realizadas, baseando-se nas metodologias de cada empresa.
Em algumas capitais, candidatos se destacam com possibilitando de vitória. O levantamento também revela a situação dos candidatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que conta com três apoiados com potencial de vitória. Além disso, são apresentados os candidatos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que têm força em 13 capitais. Em outras 10 capitais, os candidatos que estão à frente nas pesquisas não têm apoio nem de Lula nem de Bolsonaro. Confira a relação abaixo:
4
01:01, 08 Dez
27
°c
Fonte: OpenWeather
Apesar das especulações sobre saída do PRTB, o empresário declarou que ainda não tomou uma decisão definitiva.
Edmundo González, que vive exilado na Espanha desde setembro, declarou que assumirá a Presidência no dia 10 de janeiro de 2025, data prevista para a posse.
O levantamento foi realizado pelo instituto Paraná Pesquisa, feito entre os dias 21 e 25 de novembro de 2024.
mais notícias
+