Pernambuco, 27 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Eleições seguem TRANQUILAS e 0,3% das URNAS precisaram ser substituídas no país, diz TSE

Boletim divulgado pelo Tribunal informou que 2 milhões de eleitores justificaram a ausência por meio do aplicativo E-título, até as 13h deste domingo (6).

06 de outubro de 2024 às 16:14   - Atualizado às 16:32

Presidente do TSE, Cármen Lúcia.

Presidente do TSE, Cármen Lúcia. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, disse neste domingo, 6 de outubro, que as eleições seguem tranquilas e que não há ocorrência significativa. Segundo ela, até o momento, 0,3% das urnas precisaram ser substituídas. 

"Os eleitores estão indo às urnas no Brasil inteiro desde 8 horas da manhã, no horário de Brasília. Nós temos um número bem significativo de presença, temos praticamente nenhuma mudança nem de urna, que é uma situação normal, 0,3% de urnas substituídas por outras urnas", afirmou, em entrevista coletiva para a imprensa no Centro de Divulgação Eleitoral, no TSE.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

A ministra relatou que o temor de que eleitores da Região Norte tivessem dificuldade de chegar às urnas, em razão dos rios secos, não se confirmou.

"Aquilo que a gente temia, principalmente no Norte, por ausência de estradas, não se confirma. Conseguimos que os eleitores estejam comparecendo", disse.

Números

Boletim divulgado pelo TSE informou que 2 milhões de eleitores justificaram a ausência por meio do aplicativo E-título, até as 13h.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou a prisão de 68 eleitores e a apreensão de 12 armas, também até as 13h deste domingo. As forças policiais prenderam ainda 5 candidatos. Ao todo, foram registradas 274 ocorrências. 

Convite a eleitores

A ministra Cármen Lúcia, convidou os eleitores e as eleitoras a comparecerem às urnas neste domingo, 6 de outubro, para "exercer seu direito fundamental de participar, com tranquilidade e com serenidade, deste grande momento de escolha do seu representante na cidade".

Em cadeia de rádio e televisão, a ministra lembrou que o voto nem sempre foi garantido aos cidadãos brasileiros.

"O voto foi conquistado para que a democracia prevalecesse, e ela é construída com a participação de todas das pessoas, os que pensam igual e os que pensam diferente".

Cármen Lúcia lembrou ainda dos 36 anos da Constituição, completados no sábado (5), e afirmou que foi a Carta Magna que garantiu o direito fundamental do eleitor.

Agência Brasil

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

19:18, 27 Mar

Descrição da imagem

29

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Presidente Lula
Benefício

Governo Lula estuda antecipação do 13º salário para aposentados do INSS; confira

A medida de antecipar o 13º salário foi uma proposta do governo para amenizar os impactos econômicos enfrentados pelos beneficiários do INSS,

Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas.
Posicionamento

Tarcísio reafirma candidatura à reeleição mesmo após Bolsonaro virar réu

O governador de São Paulo está confiante de que o ex-presidente da República é inocente.

Ex-presidente Jair Bolsonaro.
Plano

Bolsonaro diz que só "imbecil" acredita em plano de assassinato de Lula

"A única pessoa que tentaram matar fui eu, em uma ação de antigo militante do PSOL", afirma o ex-presidente

mais notícias

+

Newsletter