Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo da Fonte defende que iniciativa Casa Azul seja política pública nacional

Idealizador do projeto, Eduardo da Fonte destacou que a ampliação da Casa Azul representa um marco na política de cuidado às famílias atípicas.

Gabriel Alves

24 de dezembro de 2025 às 08:47   - Atualizado às 08:47

Eduardo da Fonte em inauguração do programa Casa Azul, em Taquaritinga do Norte.

Eduardo da Fonte em inauguração do programa Casa Azul, em Taquaritinga do Norte. Foto: Igor Toscano

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP/UP) participou, no último fim de semana, da inauguração da segunda Casa Azul de Taquaritinga do Norte e defendeu que a iniciativa seja transformada em uma política pública de alcance nacional. Com a nova unidade, o município se torna o primeiro de Pernambuco a contar com dois centros de referência no atendimento de crianças com transtorno do espectro autista, com previsão de ultrapassar 2 mil atendimentos no próximo ano. 

Idealizador do projeto, Eduardo da Fonte destacou que a ampliação da Casa Azul representa um marco na política de cuidado às famílias atípicas, ao garantir atendimento especializado próximo de casa, com estrutura adequada e acompanhamento contínuo.

Durante a solenidade, Eduardo da Fonte parabenizou o prefeito, Gena Lins, e o vice, Paulo de Necão, pela implementação das duas Casas Azuis no município e destacou que a iniciativa foi fruto de um compromisso firmado durante a última eleição.

“Gena e Paulo assumiram esse compromisso com as famílias atípicas e hoje não apenas cumprem, mas honram em dobro. Com coragem administrativa e respeito para com as famílias que mais precisam”, afirmou o deputado.

A Casa Azul oferece atendimento com psicólogos, terapeutas e neuropediatras, além de uma equipe multiprofissional voltada ao desenvolvimento das crianças. Durante o evento, o parlamentar reforçou que a experiência exitosa no município demonstra a viabilidade do projeto e a necessidade de expansão para outros estados.

Veja Também

Em Brasília, Eduardo da Fonte presidiu duas audiências públicas na Câmara dos Deputados para discutir a expansão das Casas Azuis no país. Na ocasião, solicitou formalmente ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que o modelo seja adotado em todo o território nacional, com integração ao SUS. O parlamentar também é autor de projeto de lei que propõe a criação de uma política nacional das Casas Azuis, com diretrizes para a implantação de centros de referência.

Ampliação da rede de autismo

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) defendeu, no dia 10 de dezembro, a ampliação da rede pública de cuidado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante audiência pública realizada na Câmara dos Deputados.

O parlamentar presidiu o encontro, que reuniu especialistas, familiares e representantes de entidades voltadas à pauta.

De acordo com o deputado, o modelo atual de assistência é insuficiente para atender à demanda nacional, que cresce a cada ano e pressiona os serviços já existentes.

O parlamentar destacou que o país possui apenas 342 Centros Especializados em Reabilitação (CER), unidades responsáveis pelo atendimento a pessoas com deficiência e que também absorvem parte importante do público autista.

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:47, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter