Pernambuco, 28 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Dino manda Congresso explicar como vai identificar autores de emendas

O ministro pediu mais informações sobre o registro dos pagamentos, após falhas apontadas por entidades no formulário previsto na Resolução 001/2025.

26 de abril de 2025 às 08:33   - Atualizado às 08:33

Ministro do STF, Flávio Dino.

Ministro do STF, Flávio Dino. Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu prazo de 10 dias para a Câmara dos Deputados e o Senado informarem como vão fazer o registro dos parlamentares autores de emendas de comissão e de bancada ao Orçamento da União. A decisão do ministro foi proferida na sexta-feira, 25 de abril, no âmbito do processo que determinou medidas de transparência e rastreamento das emendas.

Para o ministro, são necessárias mais informações sobre o registro dos pagamentos, após falhas apontadas pelo Instituto Não Aceito Corrupção, a Associação Contas Abertas e a Transparência Brasil no formulário que deve ser usado pelo Congresso para fazer os registros, conforme a Resolução 001/2025.

"Os anexos II e VII não possuem campo próprio para a identificação do parlamentar proponente das alterações, comprometendo a transparência e a rastreabilidade", apontou o ministro.

Em fevereiro, Flávio Dino homologou o plano de trabalho no qual o Congresso se comprometeu a identificar os deputados e senadores responsáveis pelas emendas, liberando o pagamento das emendas.

Pelo plano da Câmara e do Senado, a partir do exercício financeiro deste ano não será mais possível empenhar emendas sem a identificação de parlamentar que fez a indicação da emenda e da entidade que vai receber os recursos.

Veja Também

O impasse sobre a liberação das emendas começou em dezembro de 2022, quando o STF entendeu que as emendas RP9, de relator, eram inconstitucionais. Após a decisão, o Congresso Nacional aprovou uma resolução que mudou as regras de distribuição dos recursos para cumprir a determinação da Corte. 

Visita ao Recife

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, visitará a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no dia 5 de maio para ministrar a aula magna que marca a recepção aos calouros do semestre 2025.1. Além disso, ele também receberá o título de Doutor Honoris Causa, uma das maiores honrarias concedidas pela instituição.

A cerimônia está marcada para às 9h30, na Concha Acústica Paulo Freire, localizada no Campus Recife da UFPE, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife.

Na ocasião, Flávio Dino abordará o tema "O impacto das novas tecnologias no mundo do trabalho", com foco nos desafios e transformações trazidos pela inovação digital. O evento contará com a presença do reitor Alfredo Gomes e do vice-reitor Moacyr Araújo.

Agência Brasil 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:23, 28 Mar

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senadores Tereza Cristina e Flávio Bolsonaro.
Bastidores

Tereza Cristina diz estar preparada para ser vice na chapa de Flávio Bolsonaro

A senadora também mencionou que acredita que o filho do ex-presidente é o candidato com mais chances de enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito.

Eduardo Honório entre Eduardo e Lula da Fonte.
Articulação

Honório tem pré-candidatura oficializada a deputado pela Federação União PP de Eduardo da Fonte

"Coloco meu nome à disposição com a responsabilidade de quem conhece de perto as necessidades do povo", disse o ex-prefeito de Goiana.

Zé de Irmã Têca anuncia sucessor na Superintendência da Pesca em Pernambuco.
Mudança

Zé de Irmã Têca anuncia sucessor na Superintendência da Pesca em Pernambuco

Durante a solenidade, foi destacada a relevância da atuação do Ministério da Pesca e Aquicultura, especialmente sob a condução do ministro André de Paula.

mais notícias

+

Newsletter