Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Deputado Mário Ricardo é favorável pela recondução da mesma mesa diretora da Alepe

Segundo o parlamentar, a atual gestão, tendo a frente o presidente Álvaro Porto e o primeiro secretário Gustavo Gouveia, tem mostrado um compromisso sólido com o povo pernambucano.

Gabriel Alves

05 de novembro de 2024 às 14:25   - Atualizado às 14:55

Deputado Mário Ricardo com microfone do Portal de Prefeitura.

Deputado Mário Ricardo com microfone do Portal de Prefeitura. Foto: Reprodução/Portal de Prefeitura

O deputado estadual Mário Ricardo declarou seu apoio à recondução de toda a mesa diretora eleita anteriormente na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), tendo a frente o presidente Álvaro Porto e o primeiro secretário Gustavo Gouveia. Segundo Mário Ricardo, a atual gestão da mesa diretora tem mostrado um compromisso sólido com o povo pernambucano, garantindo eficiência e agilidade nos processos legislativos que promovem melhorias para o estado.

“A liderança de Álvaro Porto ao lado de Gustavo Gouveia e de toda a mesa tem sido fundamental para que o Legislativo pernambucano trabalhe em prol da população, priorizando as pautas que impactam diretamente a vida da nossa gente”afirmou o deputado.

Ele destacou que a nova eleição, marcada para dezembro, representara mais uma oportunidade para fortalecer a casa e mostrar o quanto essa gestão  é dedicada e comprometida com o bem-estar social e o desenvolvimento de Pernambuco.

Dino anula reeleição antecipada de Álvaro Porto na Alepe

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou no dia 22 de outubro, que a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) realize novas eleições para a Mesa Diretora do biênio 2025/2026.

A decisão suspende os efeitos da eleição anterior, realizada em novembro de 2023, e define que o novo pleito ocorra entre dezembro deste ano e 1º de fevereiro de 2025. A liminar será submetida ao Plenário para referendo.

Veja Também

A questão é objeto da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7737, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra uma resolução que alterou o regimento interno da Alepe para permitir que a mesa diretora para o segundo biênio fosse eleita no primeiro ano da legislatura.

A redação anterior estabelecia que a eleição seria realizada entre dezembro do segundo ano e 1º de fevereiro do terceiro ano da legislatura.

Na decisão, Dino observou que a antecipação da eleição para novembro do primeiro ano da legislatura, muito longe do início do segundo biênio, contraria o princípio da contemporaneidade previsto na Constituição Federal.

O magistrado explicou que o STF tem posição consolidada de que os estados não têm liberdade irrestrita para determinar qualquer forma de eleição para os cargos de direção dos seus parlamentos: eles devem respeitar os limites impostos pelos princípios republicano e democrático.

No caso de Pernambuco, Dino considera que a supressão do intervalo entre eleições, é uma prática inusitada do ponto de vista constitucional.

Além de eliminar a oportunidade de avaliação do desempenho dos ocupantes atuais dos cargos da Mesa, ela impede que o processo eleitoral reflita eventuais mudanças na vontade política dos parlamentares ou na composição das forças políticas dentro da Casa Legislativa.

Para o ministro, manter os efeitos da eleição já realizada pode consolidar uma situação que subverte a lógica democrática, comprometendo a integridade do processo legislativo e o regular funcionamento do parlamento, com reflexos diretos na representatividade da sociedade pernambucana.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:40, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter