Deputado do PL quer proibir camisa vermelha da Seleção Brasileira com projeto de lei Foto: Reprodução / Câmara dos Deputados
O deputado federal Zé Trovão (PL-SC) apresentou um projeto de lei, nesta sexta-feira, 29 de abril, que determina a obrigatoriedade do uso das cores oficiais da bandeira do Brasil por todas as entidades públicas ou privadas que representem o país em ocasiões oficiais. A proposta foi apresentada um dia após o site Footy Headlines anunciar que a equipe canarinha trocaria o azul pelo vermelho no segundo uniforme.
De acordo com o projeto de lei, a proposta se aplica a uniformes, identidades visuais, materiais promocionais e institucionais das delegações esportivas, ciêntíficas, tecnológicas e culturais. Além disso, o texto inclui que missões diplomáticas, e organizações da sociedade civil parceiras do poder público devem seguir a determinação.
O projeto prevê sanções em caso de descumprimento, incluindo advertência, suspensão de repasses públicos e impedimento de representar oficialmente o Brasil.
Segundo Zé Trovão o projeto de lei tem como principal objetivo reforçar o sentimento de pertencimento e orgulho nacional. O deputado ainda destacou que a PL não busca padronizar a comunicação das instituições, mas pretende garantir que quando atuarem no Brasil, as instituições se mantenham conectados aos símbolos nacionais.
"A bandeira nacional é o maior símbolo de nossa identidade. Suas cores carregam valores, história e a união do povo brasileiro. É essencial que, em todas as representações oficiais, essa simbologia esteja presente de forma visível e respeitosa. Trata-se de um ato de reverência à nossa história e de fortalecimento da imagem do país no cenário internacional"
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aprovou o novo modelo de uniforme da Seleção Brasileira para a temporada de 2026. Segundo informações divulgadas pelo site especializado Footy Headlines, a tradicional camisa amarelinha continuará sendo mantida como o uniforme principal da equipe nacional, respeitando a forte identidade visual e histórica construída ao longo das décadas.
No entanto, a novidade fica por conta do segundo uniforme, que passará a ser predominantemente vermelho, rompendo com a tradição do clássico uniforme azul.
A mudança na cor do segundo uniforme marca uma renovação significativa para a Seleção, que, historicamente, adotava o azul como alternativa ao amarelo. Além da alteração cromática, outra novidade importante envolve a marca esportiva: a camisa da Seleção trará uma nova logomarca.
A Jordan, marca vinculada à lenda do basquete Michael Jordan, passará a assinar os uniformes, substituindo o tradicional "swoosh" da Nike, que vinha estampando os mantos da equipe há mais de duas décadas.
2
23:27, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+