Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Deputado Alberto Feitosa cobra governo federal após paralisação de 10 estações do Metrô em Recife

As estações fechadas foram: Cajueiro Seco, Prazeres, Monte Guararapes, Porta Larga, Aeroporto, Tancredo Neves, Shopping, Antônio Falcão, Imbiribeira e Largo da Paz.

Isabella Lopes

28 de agosto de 2025 às 18:21   - Atualizado às 18:22

Alberto Feitosa fala sobre o metrô do Recife.

Alberto Feitosa fala sobre o metrô do Recife. Fotos: Divulgação.

Na manhã desta quinta-feira, 28 de agosto, o deputado Coronel Alberto Feitosa usou a tribuna para comentar a paralisação do metrô na Linha Sul do Recife, que deixou parte da população sem transporte.

Um total de 10 estações foram fechadas, desde a manhã de ontem, por problemas na rede elétrica, levando cerca de 60 mil usuários a enfrentar filas nas estações de ônibus e se atrasarem para chegar ao trabalho.

“Trabalhadores do aeroporto, do shopping Recife e da região, além de estudantes foram prejudicados por mais essa suspensão do serviço que eles mesmos pagam para ter”, ressaltou o parlamentar.

As estações fechadas foram: Cajueiro Seco, Prazeres, Monte Guararapes, Porta Larga, Aeroporto, Tancredo Neves, Shopping, Antônio Falcão, Imbiribeira e Largo da Paz.

“Já foi apontado pelo próprio assessor de comunicação da CBTU - Companhia que gerencia o Metrô - que o metrô está sucateado e já recebeu planilhas que foram apresentadas ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, mostrando a incompatibilidade dos recursos que são consumidos com o montante que é enviado pelo governo federal que prometeu investir e não investiu em manutenção, em troca de equipamentos  fundamentais nem em contratação de funcionários. Aí o governo federal quer entregar essa batata quente na mão do governo de Pernambuco que diz que vai privatizar o metrô. Quem vai querer investir num equipamento sucateado desse?”, indagou Feitosa

O Metrô do Recife enfrenta, há anos, paralisações e problemas. Desde agosto de 2024, o sistema não funciona aos domingos por causa de obras de manutenção nas linhas Centro e Sul. Confira, abaixo, alguns casos recentes:

  • 10 de junho de 2025: um incêndio atingiu um trem do Metrô do Recife, deixando os passageiros assustados. As chamas se espalhando na linha férrea embaixo de um vagão durante o embarque de usuários na Estação Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes.
  • 16 de maio de 2025: devido à chuva, a linha a diesel de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) ficou interditada no trecho entre Marcos Freire e o Curado.
  • 20 de junho de 2024: uma queda de energia provocou uma explosão num transformador e deixou os dois ramais da Linha Centro sem operação por 24 horas.
  • 18 de junho de 2024: a Linha Sul ficou um dia sem funcionar por conta de um problema elétrico na rede aérea.
  • 10 de junho de 2024: todas as estações da Linha Centro ficaram fechadas por causa de um problema na rede elétrica.
  • 14 de abril de 2024: a Linha Sul parou de funcionar por um dia após um trem quebrar e causar um problema na rede elétrica do sistema.
  • 11 de março de 2024: todas as estações da Linha Sul do Metrô do Recife ficaram fechadas devido a um problema na rede de energia.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:14, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

mais notícias

+

Newsletter