Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Deputada do PSOL questiona CGU sobre fraude no INSS nas gestões de Bolsonaro e Temer

A parlamentar destacou que milhares de beneficiários vêm sendo prejudicados desde 2016 por cobranças irregulares.

Everthon Santos

11 de maio de 2025 às 08:33   - Atualizado às 08:34

Temer e Bolsonaro.

Temer e Bolsonaro. Foto: Divulgação

A deputada federal Professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP) solicitou, na última quarta-feira, 7 de maio, explicações formais à Controladoria-Geral da União (CGU) sobre as falhas que permitiram o avanço de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante os governos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).

A parlamentar enviou ofício ao ministro Vinícius de Carvalho, com base em investigações reveladas pela CNN Brasil, que detalham descontos indevidos sofridos por aposentados e pensionistas ao longo dos últimos anos.

No documento, a deputada destacou que milhares de beneficiários vêm sendo prejudicados desde 2016 por cobranças irregulares, sem qualquer autorização ou conhecimento prévio.

Luciene classificou os idosos como vítimas de esquemas estruturados para tirar dinheiro diretamente dos contracheques mensais, muitas vezes de forma silenciosa e sistemática.

A deputada mencionou que o caso expôs a fragilidade dos mecanismos de controle interno do INSS e a falta de proteção aos segurados. Por isso, cobrou respostas da CGU sobre o que chamou de omissão do Estado em garantir segurança aos mais vulneráveis.

Veja Também

No ofício, Luciene Cavalcante apresentou cinco questionamentos diretos à Controladoria-Geral da União. Ela pediu a identificação das principais falhas nos processos de fiscalização e auditoria que favoreceram a continuidade das fraudes durante os governos anteriores. A deputada também questionou quais ações os órgãos competentes deixaram de tomar para impedir os descontos ilegais.

Outro ponto abordado no documento se refere à existência de relatórios internos que possam comprovar que os órgãos de controle já tinham conhecimento das irregularidades. A deputada também exigiu esclarecimentos sobre medidas adotadas para responsabilizar os envolvidos no esquema e reparar os danos causados às vítimas.

Por fim, a parlamentar solicitou informações sobre como a CGU pretende reforçar os mecanismos de controle do INSS, para evitar que novos casos semelhantes ocorram.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:20, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter