Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Deputado e senador do PL apresentam requerimento para Haddad explicar sobre aumento do IOF

Parlamentares do PL querem que o ministro da Fazenda dê detalhes sobre reajuste do Imposto sobre Operações Financeiras.

Jameson Ramos

27 de maio de 2025 às 09:25   - Atualizado às 12:00

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O senador Izalci Lucas (PL) apresentou na segunda-feira, 27 de maio, um requerimento na Casa Alta para que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), seja convocado para explicar aos parlamentares sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). 

Na última sexta-feira (23), o deputado Zucco (PL), líder da oposição na Câmara, também apresentou um requerimento para que o ministro dê explicações à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

“Diante dos possíveis impactos irreversíveis à economia, a aprovação deste requerimento é medida necessária para preservação do interesse público”, justifica o líder da oposição.

Entenda

Na quinta-feira, 22 de maio, o governo federal publicou um decreto aumentando o IOF. Horas depois, houve um recuo do Planalto, que alterou alguns pontos das medidas.

Veja Também

O governo publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na manhã da sexta, o recuo na medida que aumentava para 3,5% a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que incide sobre transferências de recursos destinadas à aplicação em fundos de investimento no exterior.

O novo decreto promove a "repristinação", ou seja, o restabelecimento do inciso III do art. 15-B do Decreto nº 6.306, de 14 de dezembro de 2007, que previa a alíquota zero de IOF sobre aplicação de investimentos de fundos nacionais no exterior

O recuo foi anunciado no fim da noite desta quinta-feira, pelo Ministério da Fazenda, poucas horas após a divulgação da medida em entrevista coletiva no fim da tarde de ontem. 

Como mostrou o Estadão/Broadcast, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, foi ouvido pelo Palácio do Planalto antes da desistência da elevação do IOF nessas operações. Segundo fontes ouvidas pela reportagem, o impacto é de menos de 10% do valor inicial previsto para o aumento da arrecadação prevista inicialmente, de R$ 20,5 bilhões em 2025.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:40, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter