Pernambuco, 12 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Condenados pelos atos de 8/1 acionam STF para realizar análise da Lei da Dosimetria

Segundo a entidade que defende os acusados, não há obstáculos processuais que justifiquem a paralisação do julgamento.

Ricardo Lélis

09 de junho de 2026 às 18:05   - Atualizado às 18:05

Praça dos Três Poderes destruídas durante atos do 8 de janeiro.

Praça dos Três Poderes destruídas durante atos do 8 de janeiro. Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

A Associação dos Familiares e Vítimas de 8 de Janeiro (Asfav) protocolou um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando o prosseguimento da análise da chamada Lei da Dosimetria, norma que reduz penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

Segundo a entidade, não há obstáculos processuais que justifiquem a paralisação do julgamento e “não existem providências processuais pendentes que impeçam a análise do caso”.

A legislação foi aprovada pelo Congresso Nacional após a derrubada de veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre seus efeitos está a possibilidade de redução de penas aplicadas aos envolvidos nos atos ocorridos em Brasília, alcançando também o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Apesar de ter entrado em vigor, a norma está com sua aplicação suspensa há aproximadamente um mês por decisão cautelar do ministro Alexandre de Moraes.

A medida foi tomada durante a análise de um recurso apresentado por uma mulher condenada a 16 anos de prisão por participação nos atos de 8 de janeiro.

Veja Também

No pedido, a defesa buscava a aplicação imediata dos benefícios previstos na nova legislação. Moraes, entretanto, entendeu que a questão depende da análise prévia das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) que contestam a constitucionalidade da Lei da Dosimetria perante a Corte.

Em sua manifestação, a Asfav argumenta que o processo já reúne condições para avançar. A entidade destaca que a Advocacia-Geral da União (AGU) já apresentou sua posição nos autos e que o prazo concedido à Procuradoria-Geral da República (PGR) para emissão de parecer foi encerrado sem manifestação formal.

"Enquanto não houver decisão sobre os pedidos cautelares, centenas de condenados e seus familiares permanecem submetidos a um cenário de insegurança jurídica quanto à aplicação da nova lei" diz a Asfav.

Moraes suspende Dosimetria

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão da aplicação da Lei da Dosimetria (15.402/2026) na execução penal de Nara Faustino de Menezes, uma das condenadas por participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

A aplicação da Lei está suspensa até o julgamento, pelo plenário do STF, das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 7.966 e 7.967, que contestam a Lei da Dosimetria.

Na decisão, Moraes disse que a execução da pena "deverá prosseguir integralmente", com manutenção das medidas já impostas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:25, 12 Ago

Imagem Clima

23

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula, Renan Santos e Flávio Bolsonaro.
Performance

Renan Santos cresce entre jovens e começa a incomodar Lula e Flávio

Desempenho do candidato do Missão entre eleitores de 16 a 24 anos chama atenção e revela espaço para avanço na disputa presidencial

Gleide Ângelo ao lado de Lula e Eduardo da Fonte.
Suporte

Gleide Ângelo diz estar empenhada na campanha de Eduardo da Fonte ao Senado

Em reunião no Recife, ao lado do candidato e de Lula da Fonte, a deputada destacou a parceria construída entre os três.

Rui Costa Pimenta.
Operação

Candidato à Presidência pelo PCO é alvo da PF por suspeita de desvio do fundo partidário

A Polícia Federal informou que a investigação teve início a partir da análise de prestações de contas eleitorais e partidárias submetidas à Justiça Eleitoral,

mais notícias

+

Newsletter