Pernambuco, 06 de Dezembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Comissão APROVA 30 PROJETOS do pacote enviado por RAQUEL LYRA à Alepe

07 de dezembro de 2023 às 08:45

Comissão aprovou, nesta quarta, projetos que integram o pacote enviado pela governadora Raquel Lyra na semana passada. A criação do Programa de Cuidados em Família Extensa, que prevê bolsa-auxílio à família que recebe a guarda de criança ou adolescente em situação de vulnerabilidade, foi aprovada nos colegiados de Educação, Saúde, Finanças e Administração Pública. 

O benefício de um salário mínimo se aplica em situações de crianças e adolescentes afastados do convívio com os pais ou responsáveis por decisão do Poder Judiciário.

Nesses casos, os menores de idade são colocados sob o cuidado da família extensa ou ampliada – parentes próximos, por exemplo. A duração máxima do benefício é de 18 meses.

As comissões de Saúde, Administração Pública e Finanças também aprovaram o Programa Família Acolhedora Pernambucana. O objetivo é apoiar financeiramente os municípios que possuam serviços de acolhimento de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por força de medida protetiva judicial.

A matéria prevê um aporte mensal de R$ 5 mil ao município que aderir ao programa, que devem ser investidos em equipes de proteção especial. Também há previsão de bolsa-auxílio, no valor de 70% do salário mínimo, às famílias inseridas no programa.

Veja Também

Ressocialização

Outra proposição do pacote do Governo aprovada pelos colegiados de Finanças e de Administração Pública foi a que dispõe sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Executivo estadual. A matéria determina, entre outras alterações, a mudança de nome e de abrangência da Secretaria Executiva de Ressocialização do Estado. 

O presidente da Comissão de Administração Pública, deputado Joaquim Lira (PV), explicou a modificação proposta.

“Ela deixa de ser uma secretaria executiva e passa realmente a ser uma secretaria política para compor o quadro do Estado. Será denominada Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, encampando as atribuições já da secretaria executiva, com o objetivo de aprimorar a gestão prisional com foco na segurança pública dentro do programa Juntos pela Segurança”, detalhou.

Outra modificação proposta no projeto é o desmembramento da Secretaria da Criança e da Juventude da atual pasta de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas. Os remanejamentos devem ajustar o organograma estadual ao Orçamento de 2024.

Nas comissões de Educação, Administração Pública e Finanças também foi aprovado o projeto que redefine as atribuições da Academia Integrada de Defesa Social do Estado, órgão de formação dos servidores da segurança pública.

Os mesmos colegiados aprovaram a matéria que autoriza o Departamento de Estradas de Rodagem do de Pernambuco (DER-PE) a doar, com encargos, imóveis para a instalação de unidades de saúde e de educação em Caruaru, no Agreste Central. 

A Comissão de Finanças, colegiado responsável pela avaliação do impacto financeiro das propostas, aprovou 30 dos 33 projetos do pacote do Poder Executivo que já haviam recebido o aval do Colegiado de Justiça. 

ALEPE

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:13, 06 Dez

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Mano Medeiros em entrevista ao Portal de Prefeitura na sexta-feira (05).
Fala

Prefeito Mano Medeiros (PL) cita parceria com Raquel Lyra e detalha obras de encostas em Jaboatão

O Prefeito de Jaboatão dos Guararapes esteve presente no ato onde a governadora de Pernambuco autorizou o início das obras de restauração da Estrada de Aldeia, a PE-027.

Prefeita Elcione ao lado de Raquel Lyra, em Igarassu.
Moradia

Em Igarassu, Prefeita Elcione participa de entrega de casas ao lado da governadora Raquel

O empreendimento, que recebeu o investimento de R$ 55 milhões, foi inaugurado em Igarassu com a presença das 170 famílias beneficiadas.

Carlos Bolsonaro chorando na Alesp.
Emoção

Vídeo: Carlos Bolsonaro chora ao receber medalha na Alesp e lembra do pai preso: "desumanidade"

Carlos disse que desde que Bolsonaro ficou em prisão domiciliar o pai o pediu para ele trazer "energia boa lá de fora".

mais notícias

+

Newsletter