Cidadania em Pernambuco troca de comando. Foto: Reprodução
O Diretório Estadual do Cidadania em Pernambuco tem um novo presidente. João Freire assumiu o comando da sigla após a destituição de Cláudio Carraly, que deixou o cargo na última sexta-feira, dia 20 de fevereiro. A mudança também atingiu os demais integrantes da executiva estadual, que foram substituídos por nomes ligados ao novo dirigente.
João Freire é filho do presidente nacional do partido, Roberto Freire, que voltou ao comando da legenda depois que o Congresso Nacional do Cidadania, realizado em 2022, foi anulado pela Justiça no ano passado. Desde então, o dirigente tem promovido uma reorganização interna da sigla em diversos estados.
A tendência, com a nova configuração em Pernambuco, é que o Cidadania caminhe novamente ao lado da governadora Raquel Lyra, atualmente filiada ao PSD. João Freire também está à frente da Companhia Editora de Pernambuco, a Cepe, que integra a estrutura do Governo do Estado.
Em publicação nas redes sociais, Roberto Freire comunicou oficialmente a troca no comando estadual. Em entrevista ao Blog Dantas Barreto, neste domingo, dia 22 de fevereiro, ele afirmou que o momento é de reorganização partidária com foco nas eleições proporcionais. Segundo o dirigente, a prioridade é garantir a eleição de deputados federais e superar a cláusula de barreira.
De acordo com Freire, o partido trabalha contra o tempo, já que a janela de troca de partidos e o prazo de filiação se encerram no dia 4 de abril. Ele também admitiu que, em Pernambuco, a tendência é repetir a aliança firmada em 2022 com Raquel Lyra. Naquele pleito, a vice-governadora Priscila Krause disputou pelo Cidadania, embora atualmente esteja filiada ao PSD.
Antes da mudança, a direção estadual comandada por Cláudio Carraly defendia o apoio ao prefeito do Recife, João Campos, do PSB. Inclusive, havia articulação para a formação de uma federação nacional entre PSB e Cidadania. Com a troca de comando em Pernambuco, os planos foram interrompidos e o cenário político da legenda passou por uma reviravolta.
3
19:52, 22 Fev
28
°c
Fonte: OpenWeather
O presidente dos Estados Unidos não estava no local no momento da ocorrência. A equipe de segurança não registrou feridos entre agentes.
O presidente evitou comentar as críticas feitas por grupos evangélicos após uma ala com o título "neoconservadores em conserva".
No vídeo, parlamentar utilizou linguagem informal e fez referência à própria vida antes de sua trajetória religiosa e política.
mais notícias
+