Pernambuco, 15 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Cidadania troca comando em PE e tende a apoiar Raquel Lyra; confira

João Freire assume presidência estadual após destituição de Cláudio Carraly, e partido deve repetir aliança com a governadora nas eleições de 2026.

Pedão Repórter

22 de fevereiro de 2026 às 17:50   - Atualizado às 17:52

Cidadania em Pernambuco troca de comando.

Cidadania em Pernambuco troca de comando. Foto: Reprodução

O Diretório Estadual do Cidadania em Pernambuco tem um novo presidente. João Freire assumiu o comando da sigla após a destituição de Cláudio Carraly, que deixou o cargo na última sexta-feira, dia 20 de fevereiro. A mudança também atingiu os demais integrantes da executiva estadual, que foram substituídos por nomes ligados ao novo dirigente.

João Freire é filho do presidente nacional do partido, Roberto Freire, que voltou ao comando da legenda depois que o Congresso Nacional do Cidadania, realizado em 2022, foi anulado pela Justiça no ano passado. Desde então, o dirigente tem promovido uma reorganização interna da sigla em diversos estados.

A tendência, com a nova configuração em Pernambuco, é que o Cidadania caminhe novamente ao lado da governadora Raquel Lyra, atualmente filiada ao PSD. João Freire também está à frente da Companhia Editora de Pernambuco, a Cepe, que integra a estrutura do Governo do Estado.

Em publicação nas redes sociais, Roberto Freire comunicou oficialmente a troca no comando estadual. Em entrevista ao Blog Dantas Barreto, neste domingo, dia 22 de fevereiro, ele afirmou que o momento é de reorganização partidária com foco nas eleições proporcionais. Segundo o dirigente, a prioridade é garantir a eleição de deputados federais e superar a cláusula de barreira.

De acordo com Freire, o partido trabalha contra o tempo, já que a janela de troca de partidos e o prazo de filiação se encerram no dia 4 de abril. Ele também admitiu que, em Pernambuco, a tendência é repetir a aliança firmada em 2022 com Raquel Lyra. Naquele pleito, a vice-governadora Priscila Krause disputou pelo Cidadania, embora atualmente esteja filiada ao PSD.

Antes da mudança, a direção estadual comandada por Cláudio Carraly defendia o apoio ao prefeito do Recife, João Campos, do PSB. Inclusive, havia articulação para a formação de uma federação nacional entre PSB e Cidadania. Com a troca de comando em Pernambuco, os planos foram interrompidos e o cenário político da legenda passou por uma reviravolta.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:33, 15 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ronaldo Caiado se filia ao PSD.
Bastidores

Ronaldo Caiado oficializa filiação ao PSD em busca de concorrer à Presidência

Internamente, o governador de Goiás disputa a candidatura à presidência com Ratinho Junior (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul).

Erika Hilton
Iniciativa

Partido Novo protocola pedido de cassação de Erika Hilton; saiba motivo

A iniciativa foi anunciada pelo deputado federal Luiz Lima (Novo-RJ),

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro diz que PCC e Comando Vermelho devem ser classificadas como terroristas

Durante o discurso a apoiadores, o senador também defendeu que setores da direita adotem uma postura mais firme no combate às facções criminosas que atuam no país.

mais notícias

+

Newsletter