Pernambuco, 18 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Carmen Lúcia: O STF não é ativista, mas cumpre a Constituição

14 de novembro de 2023 às 14:13

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), rebateu as críticas segundo as quais a Corte tem se comportado com ativismo e ido além do que dispõe a lei.

Ao participar nesta terça-feira, 14 de novembro, do seminário "O Papel do Supremo na Democracia", realizado pelo Estadão, Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) e Universidade Mackenzie, repetiu as palavras do presidente do tribunal, Luís Roberto Barroso, que no mesmo evento ontem negou que a Corte aja pautado pelo ativismo.

"O STF não é ativista, mas cumpre a Constituição", rebateu a ministra acrescentando que o STF atua por provocação é que não pode deixar de dar respostas às demandas dos jurisdicionados e da sociedade como um todo.

Cármen Lúcia disse ter sido questionada, até com certa frequência, por pessoas sobre o porquê de o STF estar, na avaliação destas pessoas, tomando decisões que vão além do que estabelece a Constituição, que nunca leram a Carta Magna.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:39, 18 Abr

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Kaio Maniçoba e Eduardo da Fonte.
Apoio

Kaio Maniçoba afirma que Eduardo da Fonte é o nome mais forte e capacitado para o Senado

"Mesmo sem oficializar a pré-candidatura, já aparece muito forte nas pesquisas, resultado do trabalho essencial que ele realiza nos hospitais de Pernambuco", disse o deputado.

Eduardo Moura, vereador do Recife, em entrevista ao Portal de Prefeitura.
Eleições

Eduardo Moura confirma pré-candidatura a deputado federal; apoio a Raquel será definido pelo partido

O vereador do Recife confirmou a informação ao Portal de Prefeitura antes do lançamento oficial que vai ser feito ainda nesta sexta (17).

Kleber Lucas, cantor gospel
Articulação

Kleber Lucas no PT; cantor gospel é cotado para suplência de Benedita da Silva no senado

Dirigentes do partido avaliam que sua trajetória pode facilitar a interlocução do PT com o eleitorado evangélico, considerado um segmento decisivo para o pleito de outubro

mais notícias

+

Newsletter