Pernambuco, 18 de Janeiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula vai anunciar poupança para alunos de baixa renda na próxima semana

21 de novembro de 2023 às 16:38

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o programa para alunos de baixa renda terem acesso a uma poupança quando concluírem o ensino médio será anunciado na semana que vem.

Conforme mostrou o Estadão/Broadcast, a avaliação preliminar é de que o orçamento poderá chegar a R$ 4 bilhões por ano, a depender do alcance do benefício e das restrições fiscais

"É uma poupança em que esse cara estudante, no final do ano, no final dos estudos, vai retirar o dinheiro para fazer o que quiser", disse, em transmissão semanal ao vivo nas redes sociais que contou com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Segundo Lula, a atual juventude precisa trabalhar e não ficar apenas concentrada no celular.

A ideia inicial da medida, que tem o objetivo de combater o abandono escolar, é garantir cerca de R$ 1 mil por ano aos estudantes, mas o valor ainda está sob análise.

Veja Também

O programa foi uma promessa de campanha do presidente após ter conseguido apoio da agora ministra do Planejamento, Simone Tebet, no segundo turno das eleições presidenciais de 2022.

Outro projeto articulado pelo governo federal de olho na geração de emprego à juventude é em relação aos trabalhadores de aplicativo, como o Uber, para dar legalidade à classe.

"Não queremos que a pessoa deixe de ser autônoma, o que queremos é dar um pouco de seguridade a ela, quando o carro quebra, quando a mulher fica doente", declarou.

O chefe do Executivo disse estar feliz com o "grau de responsabilidade" que as pessoas depositam nas costas do Brasil.

"Estamos sendo olhados pelo mundo como um país que pode mudar a história da questão energética do planeta Terra", comentou. "O Brasil pode ser para o mundo da energia limpa aquilo que a Arábia Saudita foi para o mundo do combustível fóssil."

Lula afirmou que, no Brasil, há garantia jurídica, garantia social e previsibilidade para os investidores estrangeiros se estabelecerem. "Vamos desenrolar o Brasil, vocês que fazem análise econômica."

Lula fala sobre o COP 28

O petista citou a COP 28, evento que acontecerá na semana que vem nos Emirados Árabes e do qual participará.

Segundo ele, o Brasil é visto como "a bola da vez".

"As pessoas estão percebendo que o Brasil pode oferecer o que o mundo precisa, descarbonização", comentou.

Além disso, ele citou a reunião do G20 de 2024, que acontecerá no Rio de Janeiro. "Estamos fazendo tudo isso para colocar o Brasil nos eixos outra vez."

Estadão Conteúdo

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:26, 18 Jan

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Desfile de escola de samba representando o Diabo e Jesus.
Proposta

Projeto quer proibir uso de imagens desrespeitosas à fé cristã em desfiles de escola de samba

Dentre as penas sugeridas, está a suspensão das atividades de agremiações responsáveis pelo evento por um período de até 36 meses.

A imagem de Têmis, de olhos vendados e balança em mãos, remete ao ideal de Justiça aplicada de forma igualitária.
Auxílio

Comissão da Câmara aprova gratuidade de justiça para pessoas com câncer, deficiência e autismo

O direito ao benefício é regulamentado pelo Código de Processo Civil e concedido com base na comprovação de "insuficiência de recursos".

Alexandre Ramagem e Eduardo Bolsonaro.
Corte

Câmara cancela passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro e Ramagem após perda de mandatos

Com a medida, os ex-parlamentares também vão perder diversos benefícios, como imóvel funcional, verba de gabinete e cotas de passagens aéreas, por exemplo.

mais notícias

+

Newsletter