Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Câmara dos Deputados aprova, na última quarta (16), o Dia Nacional do Brega; veja quando é

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas ao segmento com objetivo de pensar e implementar políticas públicas que fortaleçam o movimento brega na cena nacional.

Gabriel Alves

18 de outubro de 2024 às 12:15   - Atualizado às 12:28

Deputados e artistas do brega na Câmara dos Deputados.

Deputados e artistas do brega na Câmara dos Deputados. Foto: Divulgação

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira, 16 de outubro, o projeto de lei que cria o Dia Nacional do Brega. Agora, o projeto do deputado federal Pedro Campos (PSB-PE) segue para o Senado Federal.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas ao segmento com objetivo de pensar e implementar políticas públicas que fortaleçam o movimento brega na cena nacional. Caso aprovado, o Dia Nacional do brega será comemorado em 14 de fevereiro, em homenagem ao cantor Reginaldo Rossi.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

“Hoje é um dia para celebrar. O movimento brega é uma potência cultural, mas por vezes é estigmatizado e marginalizado. Esse projeto tem como objetivo dar voz ao movimento, impulsionar debates e expandir ainda mais o fomento de políticas públicas que coloque o brega e toda sua cadeia cultural e econômica em lugar de destaque no cenário nacional. Precisamos escutar, em Brasília, os movimentos, para que eles nos apontem o caminho que devemos seguir”, afirmou Pedro Campos, o autor do projeto.

O pesquisador  Thiago Soares classifica a aprovação do projeto de lei como fundamental para o brega, que está presente na cultura brasileira há 60 anos.

Veja Também

“O Dia Nacional do Brega endossa importância cultural de um movimento subalternizados ligado às comunidades periféricas. A iniciativa representa um olhar do poder público sobre uma cultura marginalizada e traz à tona um debate mais amplo na sociedade, sobretudo, para reduzir os estigmas das formas culturais periferizadas, um acolhimento sob respaldo de lei”, afirmou o pesquisador.

Para o relator na CCJC, o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), o projeto de lei visa homenagear um gênero musical que, efetivamente, possui relevância cultural no Brasil.

“O Dia Nacional do Brega faz uma justa homenagem a um gênero de grande importância cultural, com grande relevância na formação da identidade cultural brasileira e seu impacto significativo na música popular”, afirmou Carraras em parecer. 

O deputado federal Pedro Campos solicitou, em 2023, ao Ministério da Cultura informações acerca dos incentivos e políticas públicas de valorização do movimento Brega. O objetivo era analisar se era possível abrir novos editais de incentivo para este gênero musical, no âmbito da Política Nacional de Cultura Viva

“Vamos seguir trabalhando e fomentando as políticas públicas. É importante reunir os fazedores de cultura, a academia e o poder público para traçar estratégias que irão impactar a vida das pessoas. A cultura é um pilar importante para impulsionar a nossa economia e o nosso turismo”, comentou Pedro.
 
O brega é um estilo musical que surgiu na década de 1960, trazendo uma melodia romântica. Este gênero não possuía muita complexidade no som e era considerado deselegante. Posteriormente, começou a ser mais aceito e foi difundido nas vozes de artistas como Reginaldo Rossi e Amado Batista, além das bandas Calypso e Djavú.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:18, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Feminicídio no Brasil
Artigo

Feminicídio não se combate com propaganda, mas com punição exemplar

Quando um homem agride, ameaça ou mata uma mulher, ele não age por ignorância, mas por convicção de que poderá recuperar sua liberdade em pouco tempo.

Câmara dos Deputados.
Reajuste

Deputados aprovam lei que aumenta salário de servidores do Senado e da Câmara

As propostas também reestruturam gratificações e criam novos tipos de licença para os funcionários das duas Casas.

Professor em sala de aula
Educação

Professores podem ficar isentos do Imposto de Renda com salários de até R$ 10 mil; confira

Proposta em tramitação no Senado busca valorizar o magistério e prevê compensação fiscal com tributação sobre apostas esportivas.

mais notícias

+

Newsletter