Pernambuco, 05 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Câmara cobra quase R$ 14 mil de Eduardo Bolsonaro por faltas não justificadas

A medida foi tomada a partir de recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) para que a Casa investigasse o uso de recursos públicos para o deputado se manter nos EUA.

Ricardo Lélis

25 de setembro de 2025 às 08:46   - Atualizado às 08:46

Eduardo Bolsonaro.

Eduardo Bolsonaro. Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados tentou cobrar dívida de R$ 13.941,40 do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por faltas não justificadas em março deste ano, mas o deputado não pagou. Agora, a Câmara deve incluir Eduardo em cadastro de devedores do setor público.

As informações foram reveladas pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmadas pelo Estadão. O deputado foi procurado, mas não retornou.

As faltas são referentes ao período em que o deputado já estava nos Estados Unidos, mas ainda não havia tirado licença não-remunerada de seu mandato.

A medida foi tomada a partir de recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) para que a Câmara investigasse o uso de recursos públicos para o deputado se manter no país americano.

O boleto com a cobrança foi enviado dia 13 de agosto para o gabinete de Eduardo e recebido por uma secretária parlamentar, mas não houve pagamento. A Guia de Recolhimento da União (GRU) venceu dia 12, um mês depois do envio.

Veja Também

Agora, a Câmara informou que está em trâmite para incluir o nome do deputado como devedor no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin). Depois dessa etapa, o processo será enviado à Dívida Ativa da União (DAU), para prosseguimento da cobrança.

Na página do deputado no portal da Câmara, são registradas quatro ausências no mês de março, antes do anúncio de que ele se mudaria para os EUA em busca de sanções contra o Brasil para facilitar a vida do pai na Justiça, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Agora, as faltas não justificadas acumuladas já somam 25, representando 62,5% das sessões deliberativas da Casa.

Na últmima terça-feira, 23, o Conselho de Ética abriu processo contra Eduardo que pode cassar o mandato do deputado. No mesmo dia, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicano-PB), barrou a iniciativa da oposição de tornar Eduardo líder da Minoria.

O movimento tentava blindar Eduardo de perder o mandato por faltas Motta justificou que a ausência do território nacional é incompatível com o exercício das atribuições de uma liderança.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:23, 05 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Saída temporária permite que presos do semiaberto deixem o presídio por período determinado.
Definição

Câmara dos Deputados vai votar PEC da Segurança Pública sem redução da maioridade penal

O acordo foi decidido durante reunião de líderes com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).

ACS e ACE em Brasília
Direitos

ACS e ACE irão a Brasília pressionar por aprovação da PEC 14 e aposentadoria especial

ACS e ACE pressionam o Senado para consolidar direito histórico que garante aposentadoria especial após 25 anos de serviço

Deputada Erika Hilton.
Destaque

Erika Hilton é cotada para se tornar a primeira trans presidente de Comissão da Mulher da Câmara

A deputada pretende usar a posição para ampliar o debate sobre políticas de gênero.

mais notícias

+

Newsletter