Pernambuco, 23 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Arthur LIRA defende proposta para LIMITAR ações no SUPREMO: 'coragem de enfrentar esse tema'

A mudança exigiria aprovação de emenda constitucional, com aprovação de três quintos dos votos dos deputados (308) e dos senadores (49), em dois turnos em cada casa parlamentar.

27 de abril de 2024 às 19:43

Presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira.

Presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira. Presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal, inclusive contra decisões do parlamento.

As falas de Lira são de discurso feito, na manhã deste sábado, 27 de abril, na abertura da 89ª ExpoZebu em Uberaba (MG), organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

A mudança nas ADI exigiria aprovação de emenda constitucional, com aprovação de três quintos dos votos dos deputados (308) e dos senadores (49), em dois turnos em cada casa parlamentar.

As ações diretas de inconstitucionalidade estão previstas na Constituição Federal (artigos 102 e 103). Conforme a norma, podem pedir ADI o presidente da República; a Mesa do Senado Federal; a Mesa da Câmara dos Deputados; mesas de assembleias legislativas ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal; governadores de estado ou do Distrito Federal; o procurador-geral da República; o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; partidos políticos com representação no Congresso Nacional; e confederações sindicais ou entidades de classe de âmbito nacional.

O presidente da Câmara prometeu até o final do seu mandato, em janeiro de 2025, discutir nova legislação sobre desmatamento ilegal e exploração de minério ilegal no país.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

23:20, 23 Ago

Descrição da imagem

25

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Deputada Federal MIchelle Collins.
Fiscalização

Deputada Federal Michele Collins quer DROGÔMETRO nas blitzes de trânsito em todo Brasil

A matéria acrescenta ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a realização de teste de substância psicoativa, além do álcool, ao condutor em fiscalização ou que se envolveu em sinistro de trânsito. 

Câmara dos Deputados
Candidatos

ELEIÇÕES MUNICIPAIS: 74 deputados federais se candidatam a PREFEITOS; confira lista

Aumenta o número em relação à campanha de 2020, quando apenas 66 participaram da disputa.

Eleições 2024.
Concorrência

ELEIÇÕES 2024: 83 deputados federais são candidatos; CONFIRA OS NOMES

O número de parlamentares no pleito municipal é superior ao realizado em 2020, quando 59 disputaram vagas de prefeito e 7 de vice-prefeito - 66 no total.

mais notícias

+