Pernambuco, 22 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

CÂMARA: aprovado PL que aumenta prazo para pais e mães terminarem a faculdade

06 de dezembro de 2023 às 13:40

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 5 de dezembro, projeto de lei que prorroga os prazos para estudantes concluírem cursos de graduação ou programas de pós-graduação em virtude de parto, de nascimento da criança, de obtenção de guarda judicial para fins de adoção ou de adoção. A matéria será enviada ao Senado.

De autoria da deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), o Projeto de Lei 1741/22 foi aprovado pela Câmara na forma do substitutivo da deputada Tabata Amaral (PSB-SP).

Segundo a proposta, as instituições de educação superior deverão assegurar a continuidade do atendimento educacional e fazer os ajustes administrativos para prorrogar os prazos por, no mínimo, 180 dias.

A prorrogação abrange a conclusão de disciplinas e dos respectivos trabalhos finais, a entrega dos trabalhos finais de conclusão de curso ou mesmo as sessões de defesa e a entrega de versões finais dos trabalhos ou realização de publicações exigidas pelos regulamentos das instituições de ensino.

Para obter o benefício, o estudante deverá comunicar o fato formalmente à instituição, apresentando os documentos comprobatórios.

Veja Também

Outro caso previsto pela relatora é o de prorrogação desses prazos para estudantes pais ou responsáveis por criança ou adolescente em casos de internação hospitalar de filho por prazo superior a 30 dias. A prorrogação deverá ser igual, no mínimo, ao período de internação.

Bolsas
A prorrogação de bolsas de estudo concedidas por agências de fomento com duração mínima de um ano também é tratada pelo projeto.

Atualmente, a prorrogação por 120 dias é possível para bolsas concedidas para a formação de recursos humanos. Com o projeto, além desse tipo de bolsa poder ser prorrogada por 180 dias, são incluídas as de pesquisa. As situações são semelhantes às de conclusão do curso: parto, adoção ou obtenção de guarda judicial para fins de adoção.

O afastamento será válido também para situações anteriores ao parto, como gravidez de risco ou atuação em pesquisa que implique risco à gestante ou ao feto.

Quando a internação pós-parto durar mais de duas semanas, a data inicial para contar a prorrogação será aquela da alta hospitalar da mãe ou do recém-nascido, o que ocorrer por último.

Pessoas com deficiência
Se o nascimento, a adoção ou a obtenção de guarda judicial para fins de adoção se referir a criança ou adolescente com deficiência, a prorrogação da bolsa será pelo dobro do tempo (360 dias).

Outra situação prevista no texto para prorrogação de bolsas é o de caso fortuito ou força maior. Nesse caso, será necessária comprovação da necessidade da prorrogação e a instituição de fomento terá de fazer uma análise técnica conforme seu regulamento.

Agência Câmara

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:03, 22 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Vice de Flávio Bolsonaro, Alfredo Gaspar, faz carreata em Santa Cruz do Capibaribe.
Agenda

Coronel Feitosa participa de carreata em Santa Cruz do Capibaribe ao lado de Alfredo Gaspar e Mendonça Filho

O ato reuniu apoiadores vestidos de verde e amarelo pelas ruas do município, demonstrando a força do campo conservador numa das cidades mais importantes para a direita em Pernambuco.

Candidato a deputado estadual, César Ramos, prestigia Desfile Cívico de Araçoiaba.
Presença

César Ramos prestigia Desfile Cívico de Araçoiaba e reforça a importância cultural do ato para o município

Ao lado de lideranças políticas, apoiadores e munícipes, o postulante conversou com populares e apresentou suas propostas para o Litoral Norte e todo o estado.

Clarissa Tércio e Pastor Júnior Tércio em carreata.
Campanha

Clarissa Tércio e Pastor Júnior Tércio realizam carreata por Recife e Jaboatão

Mobilização percorreu ruas das duas cidade no domingo (20), reunindo apoiadores.

mais notícias

+

Newsletter