Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Bolsonaro ignora prisão de Gilson Machado, um dos seus principais aliados no Nordeste

Apesar do vínculo político direto e da longa parceria entre os dois, o ex-presidente não demonstrou publicamente qualquer solidariedade ao seu ex-ministro.

Everthon Santos

13 de junho de 2025 às 12:49   - Atualizado às 13:16

Gilson Machado e Jair Bolsonaro.

Gilson Machado e Jair Bolsonaro. Foto: Isac Nóbrega/Planalto

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ignorou a prisão de Gilson Machado Neto, ex-ministro do Turismo e um de seus principais aliados políticos na região Nordeste.

Mesmo com a ampla repercussão do caso na imprensa, Bolsonaro preferiu manter silêncio sobre o assunto e focou suas postagens em temas distintos.

Gilson Machado foi preso nesta sexta-feira, 13 de junho, em Recife, suspeito de ajudar o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, a tentar sair do país por meio de um passaporte português emitido de forma irregular. A Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Polícia Federal conduzem as investigações.

Apesar do vínculo político direto e da longa parceria entre os dois, Bolsonaro não demonstrou publicamente qualquer solidariedade a Gilson Machado. Pelo contrário, horas após a notícia da prisão tomar conta das redes sociais e portais de notícias, o ex-presidente publicou dois conteúdos em suas redes que ignoraram completamente o caso.

Na primeira postagem, Bolsonaro compartilhou um vídeo da sua visita ao Hospital Rio Grande, em Natal (RN), realizada nesta manhã. Na gravação, ele aparece conversando com funcionários da unidade de saúde e posando para fotos. Em seguida, compartilhou uma publicação da deputada federal Bia Kicis (PL-DF), que criticava o aumento de impostos no país.

Veja Também

As duas publicações chamaram atenção por não citarem, em nenhum momento, a prisão do ex-ministro.

Gilson Machado esteve com Bolsonaro na quinta-feira (12), no Rio Grande do Norte. Ambos participaram de agendas políticas no estado e posaram juntos para fotos.

Um dia depois, a Polícia Federal prendeu o ex-ministro no Recife, como parte de um inquérito que investiga uma suposta tentativa de fuga de Mauro Cid.

A PGR afirma que Gilson atuou diretamente para obter um passaporte português em nome de Mauro Cid, com o objetivo de tirar ele do Brasil sem levantar suspeitas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:05, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter