Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Bolsonaro agradece apoio de Trump e reforça que está sendo "perseguido" pela Justiça brasileira

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou através das suas redes sociais que o Brasil está fazendo uma "coisa terrível" no tratamento concedido ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Jameson Ramos

07 de julho de 2025 às 17:58   - Atualizado às 17:58

Donald Trump e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Donald Trump e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que recebeu com alegria a nota de apoio, publicada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que o líder da direita brasileira está sendo "perseguido" pelo Judiciário brasileiro.

"Recebi com muita alegria a nota do Presidente Donald Trump. Convivi por dois anos com o Presidente Trump, onde sempre defendemos os interesses dos nossos povos e a liberdade de todos", declarou Bolsonaro.

O ex-presidente, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de tentar contra o Estado Democrático de Direito, reforçou a fala de que é perseguido.

"Este processo ao qual respondo é uma aberração jurídica (Lawfare), clara perseguição política, já percebida por todos de bom senso", disse.

"Agradeço ao ilustre presidente e amigo. Vossa Excelência passou por algo semelhante. Foi implacavelmente perseguido, mas venceu para o bem dos Estados Unidos e dezenas de outros países verdadeiramente democráticos. Sua luta por paz, justiça e liberdade ecoa por todo o planeta. Obrigado por existir e nos dar exemplo de fé e resiliência", pontuou Bolsonaro.

Veja Também

Entenda

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira, 7 de julho, através das suas redes sociais que o Brasil está fazendo uma "coisa terrível" no tratamento concedido ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe após as eleições de 2022, quando Lula foi eleito presidente da República.

A declaração ocorreu em uma publicação do Chefe do Executivo Americano em sua rede social, a Truth Social.

"Deixem Bolsonaro em paz", disse Trump, chamando os processos judiciais contra o ex-presidente brasileiro de "perseguição".

Lula respondeu

Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestar apoio a Jair Bolsonaro (PL) e chamar de "coisa terrível" e "perseguição" os processos contra o ex-presidente na Justiça brasileira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil é um "país soberano" que não aceita "interferência ou tutela de quem quer que seja".

"A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros", disse o presidente em publicação no X (antigo Twitter) na qual não citou nem Donald Trump nem Jair Bolsonaro.

"Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito". O comunicado foi divulgado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) no formato de nota à imprensa.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:54, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter