O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou através das suas redes sociais que o Brasil está fazendo uma "coisa terrível" no tratamento concedido ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Donald Trump e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que recebeu com alegria a nota de apoio, publicada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que o líder da direita brasileira está sendo "perseguido" pelo Judiciário brasileiro.
"Recebi com muita alegria a nota do Presidente Donald Trump. Convivi por dois anos com o Presidente Trump, onde sempre defendemos os interesses dos nossos povos e a liberdade de todos", declarou Bolsonaro.
O ex-presidente, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de tentar contra o Estado Democrático de Direito, reforçou a fala de que é perseguido.
"Este processo ao qual respondo é uma aberração jurídica (Lawfare), clara perseguição política, já percebida por todos de bom senso", disse.
"Agradeço ao ilustre presidente e amigo. Vossa Excelência passou por algo semelhante. Foi implacavelmente perseguido, mas venceu para o bem dos Estados Unidos e dezenas de outros países verdadeiramente democráticos. Sua luta por paz, justiça e liberdade ecoa por todo o planeta. Obrigado por existir e nos dar exemplo de fé e resiliência", pontuou Bolsonaro.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira, 7 de julho, através das suas redes sociais que o Brasil está fazendo uma "coisa terrível" no tratamento concedido ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe após as eleições de 2022, quando Lula foi eleito presidente da República.
A declaração ocorreu em uma publicação do Chefe do Executivo Americano em sua rede social, a Truth Social.
"Deixem Bolsonaro em paz", disse Trump, chamando os processos judiciais contra o ex-presidente brasileiro de "perseguição".
Lula respondeu
Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestar apoio a Jair Bolsonaro (PL) e chamar de "coisa terrível" e "perseguição" os processos contra o ex-presidente na Justiça brasileira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil é um "país soberano" que não aceita "interferência ou tutela de quem quer que seja".
"A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros", disse o presidente em publicação no X (antigo Twitter) na qual não citou nem Donald Trump nem Jair Bolsonaro.
"Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito". O comunicado foi divulgado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) no formato de nota à imprensa.
2
18:54, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+