Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Barroso rebate críticas da revista The Economist e defende atuação de Moraes no STF

A publicação alegou que o Judiciário no país concentra poderes excessivos, simbolizados por Moraes, relator dos processos relaciona

Portal de Prefeitura

20 de abril de 2025 às 11:08   - Atualizado às 11:11

Alexandre de Moraes.

Alexandre de Moraes. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, respondeu oficialmente às críticas feitas pela revista britânica The Economist, que questionou a atuação do STF e, em particular, do ministro Alexandre de Moraes. A publicação, veiculada em 16 de abril com o título Brazil’s Supreme Court is on trial (“A Suprema Corte do Brasil está em julgamento”), alegou que o Judiciário no país concentra poderes excessivos, simbolizados por Moraes, relator dos processos relacionados aos atos de 8 de Janeiro.

Barroso refutou o conteúdo do artigo, afirmando que ele adota a ótica de quem “tentou o golpe de Estado” e desconsidera o fato de que o Brasil vive hoje “uma democracia plena, com Estado de direito, freios e contrapesos e respeito aos direitos fundamentais”.

O presidente do STF também defendeu o colega de Corte, rebatendo as críticas sobre os procedimentos adotados nos julgamentos:

“(…) a regra de procedimento penal em vigor no Tribunal é a de que ações penais contra altas autoridades sejam julgadas por uma das duas turmas do tribunal, e não pelo plenário. Mudar isso é que seria excepcional. Quase todos os ministros do tribunal já foram ofendidos pelo ex-presidente [Jair Bolsonaro]. Se a suposta animosidade em relação a ele pudesse ser um critério de suspeição, bastaria o réu atacar o tribunal para não poder ser julgado. O ministro Alexandre de Moraes cumpre com empenho e coragem o seu papel, com o apoio do tribunal, e não individualmente.”

Barroso ainda mencionou ameaças recentes à estabilidade democrática do país, como planos de ataques e até tentativas de assassinato contra autoridades. Segundo ele, o STF atuou de forma decisiva para evitar o colapso institucional.

Veja Também

Ele também esclareceu uma fala sua de 2023, mal interpretada pela publicação: “Foram os eleitores” — disse Barroso, em referência à frase que teria sido dita no Congresso da UNE, onde afirmou que o STF “derrotou Bolsonaro”.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:37, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter