Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Astronauta Marcos Pontes chama atentado no STF de "terrorismo" e sofre ataques de Bolsonaristas

A opinião do também senador contraria a do ex-presidente Bolsonaro e de seus aliados, onde afirmaram que o homem que jogou explosivos no Supremo Tribunal Federal estava fora de suas faculdades mentais.

Isabella Lopes

14 de novembro de 2024 às 16:55   - Atualizado às 16:56

O astronauta e senador Marcos Pontes (PP-SP).

O astronauta e senador Marcos Pontes (PP-SP). Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O astronauta e senador Marcos Pontes (PP-SP), ex-ministro e aliado de Jair Bolsonaro, deixou os bolsonaristas irritados após publicar em seu perfil no Instagram um vídeo em que chamou o atentado ocorrido na Praça dos Três Poderes, na quarta-feira, 13 de novembro, de terrorismo.

"O Brasil não pode se tornar um Irã! Esse negócio de terrorismo tem que parar!", escreveu o Astronauta no vídeo que mostrava as imagens das explosões.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

A opinião do senador contraria a do ex-presidente Bolsonaro e de seus aliados, afirmaram que o homem que jogou explosivos no Supremo Tribunal Federal (STF) estava fora de suas faculdades mentais e praticou um ato isolado. 

Segundo o site Portal Pe10, o objetivo é evitar que o atentado, que está sendo investigado pela Polícia Federal como terrorismo, atrapalhe a aprovação de uma anistia para os condenados pelos eventos de 8 de janeiro.

Veja Também

"O cérebro do astronauta ficou no espaço e não retornou com ele", afirmou um interlocutor do ex-presidente.

O advogado e ex-secretário de Comunicação, Fabio Wajngarten, disse que até pensa em "ligar para o Elon Musk [bilionário dono do X e da SpaceX] para tentar encontrar o cérebro dele, que parece estar perto de Marte ou até de Plutão, ou quem sabe perdido em algum buraco negro no espaço".

Em alguns grupos de WhatsAp, bolsonaritas disseram que o senador "enlouqueceu de vez ". 

"Terrorismo no Brasil???", questiona um deles.
 

Bolsonaro sobre o atentado 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou na manhã desta quinta-feira, 14 de novembro, uma nota de repúdio ao atentado em Brasília (DF). Na noite da quarta-feira, 13 de novembro, Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, morreu após provocar a explosão de seu carro e lançar bombas contra a sede do Supremo Tribunal Federal (STF). O crime é investigado pela Polícia Federal em colaboração com as polícias do DF.

O texto publicado pelo perfil no X (antigo Twitter) do ex-presidente lamenta o ocorrido, tratando-o como "fato isolado" e motivado por "perturbações na saúde mental" do autor do ataque. A nota de Bolsonaro ressalta o "papel fundamental" das instituições políticas e pede por uma "pacificação nacional".

"Já passou da hora de o Brasil voltar a cultivar um ambiente adequado para que as diferentes ideias possam se confrontar pacificamente", diz a nota publicada pelo perfil do ex-presidente. "As instituições têm um papel fundamental na construção desse diálogo e desse ambiente de união."

Ao portal Metrópoles, Jair Bolsonaro chamou o homem que morreu após explosões na Praça dos Três Poderes de "maluco" e afirmou não ter "a menor ideia" sobre quem era Francisco Luiz, sugerindo que o autor do ataque pudesse ter "deixado algo escrito ou gravado" sobre uma eventual pretensão terrorista.

A hipótese do ex-presidente é confirmada pelas publicações disponíveis nos perfis nas redes sociais de Francisco Luiz.

"Pai, Tio França não é terrorista, né? (...) Ele apenas soltou uns foguetinhos para comemorar o dia 13", diz um texto publicado pelo empresário horas antes de falecer, fazendo referência à data desta terça-feira.

O catarinense de 59 anos era empresário do setor de eventos e, nas eleições de 2020, se candidatou a vereador da cidade de Rio do Sul, no oeste catarinense, pelo PL, partido que, hoje, abriga o ex-presidente Jair Bolsonaro.

No momento da candidatura, contudo, o PL ainda não contava com Bolsonaro em seus quadros, que só se filiou à sigla de Valdemar Costa Neto em 2021.


 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:50, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter