Michele Collins, Raquel Lyra e Priscila Krause no Arena da Inclusão. Foto: Divulgação
A Arena de Pernambuco se transformou em um grande centro de cuidado e cidadania no sábado, 23 de agosto, quando recebeu mais de três mil pessoas durante mais uma edição da Arena da Inclusão.
Realizado em comemoração à Semana da Pessoa com Deficiência, o evento exclusivo para pessoas com deficiência e seus familiares ofereceu, das 8h às 17h, um dia inteiro de atendimentos gratuitos em saúde, cidadania, beleza, lazer e cultura, consolidando-se como uma das maiores iniciativas sociais do Estado.
O feito foi comemorado pela diretora-presidente da Arena de Pernambuco, Missionária Michele Collins.
Consultas médicas em diversas especialidades, atendimento da Carreta da Mulher, emissão de documentos, serviços do REAC (Radio Eletric Conveyer Assimetric) além de orientação jurídica e atendimentos de órgãos como Detran-PE, Defensoria Pública, Neoenergia, Compesa e Balcão de Direitos marcaram a programação.
O público também teve acesso a ações de bem-estar, com salão inclusivo para crianças atípicas, maquiagem, salão de beleza e massagem inclusiva oferecida pela Associação Pernambucana de Cegos (APEC).
O lazer foi garantido com teatro, musicoterapia, oficina de pintura, apresentações culturais com Tio Bruninho, Orquestra Cidadã e Orquestra Asa Branca. Além disso, brinquedos infláveis, personagens de super-heróis, a Turma do FomFom do Detran e visitação ao Museu da Sociedade Bíblica do Brasil.
Uma praça de alimentação com distribuição gratuita de pipoca, picolé e algodão-doce completou a experiência, que terminou com shows musicais de encerramento da cantora Eduarda Alves.
Essa edição também foi marcada por conquistas importantes. A Arena de Pernambuco passou a integrar a rota do PE Conduz, programa de transporte gratuito destinado a pessoas com deficiência, o que vai facilitar o acesso das famílias ao equipamento. Outro momento histórico foi a oficialização da primeira Orquestra Inclusiva de Pernambuco, fruto de uma parceria entre a Arena, a Obra de Maria e a Orquestra Criança Cidadã, celebrada com a assinatura de uma carta de intenção durante o evento.
Para a diretora-presidente da Arena de Pernambuco, Missionária Michele Collins, a Arena da Inclusão reforça o papel social do espaço e deixa um legado de acolhimento e transformação.
“A Arena da Inclusão já é uma realidade em Pernambuco. Ver milhares de pessoas com deficiência e suas famílias recebendo serviços, cuidado e dignidade nos motiva a avançar ainda mais. Hoje celebramos conquistas importantes, como a chegada do PE Conduz à Arena e a criação da primeira Orquestra Inclusiva do Estado”. “Agradeço a governadora Raquel Lyra por confiar no meu trabalho e essa causa tão importante”, destacou.
O evento também contou com a presença de autoridades, entre elas a governadora Raquel Lyra, que ressaltou o compromisso do Governo do Estado com políticas públicas voltadas à inclusão.
Estiveram presentes ainda, a vice-governadora, Priscila Krause; os deputados federais, Eduardo e Lula da Fonte, e os deputados estadual, Pastor Cleiton Collins, Henrique Filho (PP) e France Hacker que acompanharam as atividades e dialogaram com as famílias atendidas.
O sucesso da Arena da Inclusão foi resultado da união de esforços entre o poder público, entidades da sociedade civil e parceiros como as clínicas Acolher, Somar e Transformar, a Ayfa e a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), além de prefeituras e órgãos estaduais. Juntos, eles garantiram uma estrutura completa e reafirmaram a importância da solidariedade e do compromisso coletivo para promover a inclusão em Pernambuco.
3
4
13:48, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
mais notícias
+