Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Alexandre de Moraes foi reponsável por determinar que Bolsonaro use tornozeleira eletrônica

O ministro também proibiu o ex-presidente de acessar as suas redes sociais.

Everthon Santos

18 de julho de 2025 às 10:00   - Atualizado às 10:00

Alexandre de Moraes e Jair Bolsonaro.

Alexandre de Moraes e Jair Bolsonaro. Foto: Divulgação/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) use tornozeleira eletrônica.

A medida faz parte de uma nova operação da Polícia Federal (PF), deflagrada na manhã desta sexta-feira, 18 de julho, que tem como foco o cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-presidente e ao Partido Liberal (PL).

A investigação apura possíveis crimes como coação no curso do processo, obstrução de justiça e ataques à soberania nacional. O inquérito foi aberto na última sexta-feira (11), poucos dias após os Estados Unidos anunciarem um aumento de tarifas comerciais. Não há, até agora, confirmação oficial de relação direta entre os dois eventos, mas o contexto internacional pesa nos bastidores.

A operação da PF ocorreram na residência de Bolsonaro, em Brasília, e em locais relacionados ao PL. A operação teve autorização do Supremo, e Moraes foi o responsável por assinar as medidas cautelares. Além do uso da tornozeleira eletrônica, Bolsonaro está proibido de acessar redes sociais e terá que permanecer em casa todas as noites, das 19h às 7h.

O STF também restringiu os contatos do ex-presidente com outros réus e investigados nos processos em andamento. Moraes vetou qualquer tipo de comunicação entre Bolsonaro e embaixadores ou diplomatas estrangeiros, e proibiu que ele se aproxime de sedes diplomáticas.

Veja Também

Na prática, essa medida afeta diretamente o convívio com o filho do ex-presidente, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que também figura em investigações ligadas ao mesmo núcleo.

Posicionamento da defesa de Bolsonaro

A defesa do ex-presidente divulgou nota logo após a operação. Os advogados afirmaram que receberam com “surpresa e indignação” a decisão do STF. Eles ressaltaram que Bolsonaro, até o momento, sempre cumpriu todas as determinações judiciais. Os representantes legais informaram ainda que só irão se manifestar oficialmente após terem acesso ao conteúdo completo da decisão.

"A defesa do ex-Presidente Jair Bolsonaro recebeu com surpresa e indignação a imposição de medidas cautelares severas contra ele, que até o presente momento sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário. A defesa irá se manifestar oportunamente, após conhecer a decisão judicial".

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:13, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter