Presidente Lula e comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva Foto: Ricardo Stuckert/PR
Na segunda-feira, 9 de dezembro, o comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, de 64 anos, receberá o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano. A sessão solene, vai acontecer a partir das 18h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Esta homenagem ao general Tomás Miguel foi proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto, reconhecendo o papel do general na instalação da Escola de Sargento do Exército no estado, destacando sua atuação na condução do projeto e no diálogo com as partes envolvidas.
O texto também deu ênfase ao trabalho do General em lidar com questões ambientais e legais que poderiam dificultar o andamento do projeto, buscando viabilizar a instalação da escola em Pernambuco.
Nascido em 29 de setembro de 1960, na cidade de São Paulo (SP), é filho de Clibas Ribeiro Paiva e Maria da Conceição Miné Ribeiro Paiva.
Ingressou no Exército em 3 de março de 1975, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP), e foi declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria em 12 de dezembro de 1981. Chegou ao posto atual de comandante do Exército em 31 de julho de 2019.
Além dos cursos de Formação, Aperfeiçoamento e Comando e Estado-Maior, o general Tomás Miguel realizou diversos cursos, como Básico Paraquedista, Mestre de Salto, Precursor Paraquedista, Estágios de Salto Livre e Comunicação Social, e especialização em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.
Foi nomeado Professor Honoris Causa da Academia de Guerra do Exército do Equador e recebeu o Distintivo de Comando e Estado-Maior daquele país. Também foi palestrante em instituições como o Instituto Rio Branco e o Colégio Interamericano de Defesa.
Em sua carreira, atuou como oficial subalterno e comandante em diversos batalhões, instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), subcomandante da Companhia de Precursores Paraquedistas, ajudante de ordens do presidente da República e assessor militar do Brasil no Exército do Equador.
3
14:21, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
A fala do parlamentar aconteceu na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta quinta-feira, 5 de fevereiro.
Os escolhidos por sorteio foram os deputados Sileno Guedes (PSB), Coronel Alberto Feitosa (PL) e Waldemar Borges (MDB), que foram escolhidos por sorteio.
Segundo o procurador da Casa os pareceres foram liberados sem apontar inconstitucionalidade manifesta.
mais notícias
+